Tenho sido questionado e tem sido discutido em alguns fóruns sobre o facto do esquema que apresentei anteriormente não funcionar na perfeição. Ao que parece não funciona mesmo, mas a razão também já é conhecida e por isso torna-se fácil contornar o problema.
O responsável por este "bug" é o próprio sensor de nível PRC 7925 que não disponibiliza corrente suficiente para comandar um simples relé muito por culpa de uma pequena resistência de 680 ohms que se encontra dentro do corpo do próprio sensor. Esta resistência, colocada em série com o transducer do sensor, permitia reduzir a tensão de forma a poder ser usada a electrónica do painel dos instrumentos nos modelos LR anteriores ao 300tdi. Ao não introduzir este sensor no vaso de expansão dos modelos 300tdi a Land Rover obrigou-nos a inventar um esquema eléctrico e a alterar o próprio sensor para podermos saber como estamos de liquido de refrigeração no vaso de expansão.
Para que o sensor PRC7925 funcione com o esquema apresentado anteriormente basta intervir na sensor de forma a eliminar/retirar a resistência.
Na figura seguinte pode ver-se o aspecto do sensor PRC7925 desmontado. Para o desmontar deve utilizar-se uma pequena chave de fendas e começar por tirar a tampa cinzenta onde estão os terminais de ligação (2). Seguindo o mesmo raciocínio deve retirar-se o transducer presente na base do sensor (3).
Depois de aberto (3) é perceptível a resistência que se deve retirar com a ajuda de um ferro de soldar. Pode optar-se por substituir toda a ligação desde a sonda até à tampa for um fio fino ou por substituir apenas a secção onde estava a resistência.
As imagens seguintes (retiradas aqui) ilustram a sequência do trabalho:
Com esta pequena alteração no sensor PRC7925 é então possível usar o esquema eléctrico seguinte para monitorizar o nível de liquido de refrigeração no vaso de expansão dos Land Rovers equipados com motores 300Tdi.
João Carreira
As imagens seguintes (retiradas aqui) ilustram a sequência do trabalho:
João Carreira