terça-feira, 6 de julho de 2010

Sensor Nível Vaso Expansão - motores Land Rover 300tdi - 1ª parte

Um dos pontos críticos sobejamente conhecido no motor 300Tdi é a falha da junta da cabeça por esta queimar em resultado de um aquecimento excessivo do motor. Normalmente este sobreaquecimento está directamente relacionado com a perca gradual do liquido de Refrigeração provocado por fugas no circuito de arrefecimento do motor, por exemplo por fuga na junta da bomba de água, por avaria da própria bomba de água ou por quebra do vaso de expansão devido ao enfraquecimento dos plásticos ressequidos ao longo dos anos. 

No 300tdi a bomba de água está montada numa zona alta do bloco do motor o que significa que uma pequena fuga de liquido de refrigeração pode ser o suficiente para que este não chegue à bomba e a junta acabe por ceder. Por este facto é muito importante para a saúde deste motor que o liquido de refrigeração esteja sempre no nível adequado.  


Uma das falhas graves da Land Rover quando introduziu este motor nos modelos Defender, Discovery e Range Rover foi o de não incluir no vaso de expansão do liquido de refrigeração do motor um medidor do nível que de alguma forma alertasse o condutor para possíveis descidas do mesmo tendo optado apenas pela colocação de um ponteiro que indica a temperatura de funcionamento do motor.  


Contrariamente aos seus irmãos mais novos, os modelos anteriores com motores VM ou 200tdi possuem um sensor de nível incorporado na tampa do vaso de expansão do líquido de refrigeração do motor. Porque não foi adoptada uma solução semelhante nos 300tdi é a questão que se tem colocado. Mais ainda se atentarmos ao facto que a tampa com sensor de nível utilizada nos modelos anteriores encaixa na perfeição no vaso de expansão dos 300tdi pelo que  a sua adaptação directa é possível embora seja necessário criar toda um pequeno circuito eléctrico que suporte o seu funcionamento.

O sensor de nível / tampa do vaso de expansão em questão tem o partnumber PRC7925 e é idêntico ao da figura seguinte:

Sendo que este sensor é um circuito normalmente fechado é necessário criar um pequeno circuito eléctrico com um relé que o suporte e que faça acender uma pequena lâmpada de 12v apenas quando o nível da água baixa para alem do limite mínimo.

O principio de funcionamento de um relé comum idêntico ao indicado nas figuras seguintes pode ser resumido no seguinte: quando o circuito 86-85 é fechado, uma bobina interna ao relé fecha os contactos entre o 30 e o 87, sendo que o 87A será o inverso do 87.





Usando a teoria anterior, um dos possíveis esquemas que se pode implementar para fazer funcionar correctamente o sensor de nível PRC7925 nos 300tdi é o seguinte:
Em paralelo com a lâmpada poder-se-à colocar também um buzzer. Assim para além da lâmpada acender será audível um som em simultâneo. Este adicional será particularmente importante durante o dia quando a lâmpada pode passar mais despercebida.

No compartimento do motor apenas será visível a tampa com os respectivos fios no vaso de expansão. A restante  instalação (relé, lâmpada e buzzer) deverá estar dentro do tablier do LR.
E pronto, desta forma os possuidores de motores 300Tdi, seja em Defender, Discovery ou Range Rover Classic podem andar mais descansados.

João Carreira

23 comentários:

  1. Ainda bem que foi útil!
    É esse mesmo o objectivo do post!

    João Carreira

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde! Coloco aqui uma questao.

    Em vez de o sensor ser ligado a um buzzer/lampada avisadora, não dará para ligar a um manometro de temperatura tipo este?

    http://i132.photobucket.com/albums/q9/madseat/4341_pic2.jpg

    Obrigado,

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,

    A configuração apresentada devido à saída do relé é uma configuração ON / OFF, por isso não dá para ligar um manómetro com esse.
    A ideia deste projecto é ter um medidor do nível baixo da água no reservatório. Para ter uma leitura da temperatura da água, caso o veiculo não a disponibilize, terá de usar um sensor apropriado para o efeito e provavelmente um circuito eléctrico/electrónico apropriado.

    Cmpts,
    Joao Carreira

    ResponderEliminar
  4. Ok! Obrigado pelo esclarecimento.

    Cumpts, paulo Freitas

    ResponderEliminar
  5. BOA TARDE JOÃO, POSSO ENCONTRA ESTE SENSOR NO BRASIL? CASO NÃO TENHA, COMO FAÇO PARA ADQUIRIR, QUAL O PREÇO, OBRIGADO, SUA INFORMAÇÃO FOI MTO IMPORTANTE.

    ResponderEliminar
  6. Boa Noite,

    Aqui na Europa é possível encontrar em sites de UK como www.lrseries.com ou www.brit-car.co.uk. Penso que os preços rondam as £50 + portes de envio. Não sei se compensa enviar para o Brasil mas não custa nada entrar em contacto com eles.

    Procure também na própria Land Rover.

    Obrigado pelo contacto!

    Joao Carreira

    ResponderEliminar
  7. Boas Joao!

    Encontro me de momento a reflectir sobre a montagem de um sensores deste no meu Discovery 300, depois de ler o teu post surgiu me uma questão, eu para a minha instalação estou a pensar utilizar um led (3v) e uma resistência de (9v) perfazendo os 12v,assim evito a utilização do rele certo?
    Ainda não tinha era pensado no buzzer o que acho uma óptima ideia.

    Cumps

    ResponderEliminar
  8. Boas "Woen",

    o relé é preciso para te inverter o sinal do sensor, ou seja, o objectivo é a lâmpada acender quando o nível está em baixo, e nesse caso o sensor está aberto. Quanto ao uso do led não vejo grandes problemas mas tem atenção ao dimensionamento da resistência.

    Abraço
    Joao

    ResponderEliminar
  9. Boas Joao,tenho uma duvida!A saida 30 e 86 do relé vão ligar exactamente aonde? Obrigado!
    Abraço
    Artur Pinto (LCP)

    ResponderEliminar
  10. Boas Artur,

    ligas aos +12V da ignição, ou eventualmente aos 12v da bateria. A vantagem de cortar com a ignição é não estar sempre ativado o relé, a desvantagem é que o relé não funciona com o carro desligado :D:D

    Espero ter ajudado!
    Abraço
    Joao

    ResponderEliminar
  11. Obrigado João, agora falta só a bricolagem para por tudo a dar..

    Abraço

    Artur

    ResponderEliminar
  12. para instalar num TD5?
    alguém conhece algum que dê?

    ResponderEliminar
  13. Vou tentar descobrir. Acho que já vi algures.
    Cmpts
    JC

    ResponderEliminar
  14. Boas.
    já sabe se funciona num td5?
    Obrigado
    Ricardo Mendes

    ResponderEliminar
  15. Bom dia,
    ainda não pesquisei sobre o assunto. prometo fazê-lo em breve.

    Cmpts
    Joao Careira

    ResponderEliminar
  16. Boa noite,

    Esse esquema servirá também para montar num Defender TD5 de 1999?

    Cumprimentos

    João Lourenço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa noite,

      penso que funcionará a questão é saber se o sensor de nível PRC7925 dará para aplicar no vaso expansão do TD5.
      Nunca mais voltei ao tema. vou tentar arranjar mais alguma informação.

      Cumprimentos
      Joao Carreira

      Eliminar
  17. Boa noite João Carreira
    Achei o seu artigo fantástico desde a descrição em texto até aos esquemas técnicos e ilustrações.
    Acabei de queimar a junta da cabeça do meu Discovery 300 Tdi de 1994,

    O meu sincero obrigado
    Fernando Mendes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Boa sorte com a reparação!
      Espero que o post seja útil na construção do avisador!
      Cmpts

      Eliminar
    2. já agora dê uma vista de olhos pela 2ª parte se ainda não o fez:
      https://reduttoras.blogspot.com/2010/09/sensor-nivel-vaso-expansao-motores-land.html

      Eliminar
  18. Caro João Carreira boa noite

    Estou com dificuldades para retirar a cabeça do meu Discovery 300Tdi, será que tenho de retirar os apoios de motor e rebaixar para que a parte de trás da cabeça saia de baixo ou interior do "cofre"?

    Com os meus cumprimentos
    Fernando Mendes

    ResponderEliminar