In:
ExameExpresso
O Discovery 4 com motor 3.0 SDV6 viu a sua potência aumentar para 255 cavalos. Com caixa automática de 8 velocidades, enfrenta facilmente lamas e areais. O seu defeito está no preço.
Há várias décadas que o Land Rover Discovery marca posição nas grandes expedições internacionais de todo-o-terreno, liderando o restrito grupo de jipes que habitualmente superam as mais difíceis situações em quase todo o tipo de terrenos, desde as lamas aos cursos de água, passando pelas dunas de areia e pelos solos rochosos.
O Discovery 4 - agora com a potência do motor diesel de 6 cilindros aumentada para 255 cavalos - elevou a "fasquia" e tornou ainda mais fácil a sua condução em situações extremas. Mesmo equipado com pneus de estrada, o Discovery 4 SDV6 HSE, circula em trilhos de areia solta com desenvoltura.Nem mesmo as zonas de areal bastante irregulares, com sucessivos altos e baixos - que levam a carroçaria do Discovery a raspar no solo arenoso -, conseguem criar problemas à sua condução. Aí, dificilmente ficará atascado.
Com um gigantesco binário disponível a baixas rotações, o seu potente motor diesel ultrapassa serenamente os obstáculos, um a um, mesmo com o veículo carregado e com o ar condicionado ligado. Seletor partilhado com a Jaguar. Para essa eficiência de funcionamento contribui a nova caixa automática de 8 velocidades, com seletor rotativo (partilhado com a Jaguar, que pertence ao mesmo grupo - o indiano Tata). No interior da versão HSE, com bancos revestidos a pele, três tetos panorâmicos - colocados em cima de cada uma das três filas de lugares - um sistema de ar condicionado irrepreensível e excelente som a debitar do sistema áudio Harman-Kardon com 11 colunas, pouca diferença faz aos seus sete passageiros que o Discovery 4 enfrente um lamaçal depois de ter cruzado trilhos arenosos, debaixo de uns tórridos 32 graus ao sol. Para as manobras mais complicadas, o apoio da imagem captada pela câmara traseira torna-se mais útil do que se poderia supor, tal como o auxílio do sistema de navegação, cujas indicações impedem que o condutor entre em percursos errados. Linhas "quadradas". Na Land Rover é frequente ouvir técnicos da marca e mecânicos dizerem que o Discovery é o verdadeiro todo-o-terreno do grupo, tal como são frequentemente ouvidas críticas que consideram este veículo excessivamente quadrado, com linhas pouco populares e de difícil aceitação. Quem conhece o Discovery poderá aperceber as sucessivas melhorias entretanto efetuadas ao nível da motorização (com especial destaque para a evolução dos diesel V6), do sistema de direção, cada vez mais precisa e de fácil manobrabilidade e ainda da caixa de velocidades (as caixas automáticas passaram a utilizar as novas soluções de 8 relações) e das suspensões (de fácil gestão eletrónica). Bom estradista. Para viajar com sete pessoas sem bagagem, ou cinco pessoas mais bagagens, o Discovery 4 revela-se um excelente estradista, capaz de ultrapassagens rápidas, oferecendo grande conforto de circulação. Com a caixa automática no modo de seleção desportivo, o Discovery 4 mostra boa agilidade, fazendo que o condutor esqueça o seu peso elevado (mais de 2,5 toneladas). Em modo "S", o Discovery "devora" o asfalto com rapidez e assegura um transporte confortável aos passageiros, o que se deve ao tipo de afinação eletrónica da suspensão. As dimensões generosas do interior do Discovery 4 permitem transportar pessoas altas (devido à altura do tejadilho, os bancos traseiros conseguem sentar com facilidade mesmo quem tenha cerca de 2 metros de altura).
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/o-rei-das-dunas=f739567#ixzz21ZncPSqC
João Carreira