quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Range Rover Rescue - Hoegh Osaka

Começaram a ser resgatados os veículos do cargueiro Hoegh Osaka, que no passado dia 5 de Janeiro tombou ao largo de Solent, UK.

A BBC divulgou o video de alguns Range Rover Evoque a serem retirados, em andamento normal, do interior do cargueiro.

Cabe agora às construtoras cujos veículos estão a bordo do Hoegh Osaka, e neste caso que nos interessa à Jaguar Land Rover,  decidir  se estes estão em condições de ser comercializados e seguir a sua comercialização normal, ou se terão de ser retirados do mercado e achar uma solução quanto ao seu futuro.
Os comentários surgen nas redes sociais, desde donativos para instituições de caridade que necessitem de veiculos 4x4, vendas a particulares sem garantia, venda das peças em leilão, etc...

As imagens mostram o estado em que os carros sairam, alguns visivelmente danificados na carroçaria.


 

Se pensarmos no que os nossos velhos Land Rover são capazes de fazer e o que já fizeram certamente diriamos que não é uma "inclinaçãozita" de 45º que irá danificar um dos nossos! 

A JLR e as restantes marcas presentes irão decidir depois de analizar os carros danificados.

João Carreira


Restrição circulação em Lisboa - Parte 2

Se atentarmos à figura seguinte, facilmente nos apercebemos que a idade de um carro não significa que este seja mais poluente que um outro mais recente.


Ao longo dos anos, os construtores de carros cada vez mais têm de cumprir com apertada legislação no que respeita a emissões de dióxido de carbono para o meio ambiente. Hoje, um veiculo polui muito menos que um veiculo de iguais caracteristicas há alguns anos atrás. Mas por um outro lado normalmente um carro de maior cilindrada polui mais que um de menor, mesmo que sejam construídos na mesma data. Por isso uma lei baseada na idade do carro parece-me no mínimo injusta.

Considero que seja importante restringir a circulação de carros com o objectivo de reduzir a poluição mas podia ter-se optado por uma solução idêntica à de outras cidades europeias em que quem quer entrarnas zonas restritas paga, e paga mais ou menos conforme as caracteristicas do carro.

Dou o meu exemplo, tenho um carro de 1998. Pago o mesmo valor anual de IUC, IPO e poluo o mesmo que um carro igual de 2001 mas o condutor deste não tem qualquer restrição de circulação em Lisboa... e eu tenho com o meu carro! Hoje é em Lisboa, um dia destes numa outra cidade do nosso país...
Na alternativa que apresentei, o condutor do carro de 2001 que pretenda entrar em Lisboa compraria uma espécie de passe ou bilhete para entrar na zona restrita, se quiser, ou poderá optar por não comprar e deslocar-se nos transportes públicos disponíveis. E eu, com o meu carro de 1998 teria as mesmas opções! 

Numa altura em que os portugueses trocam de carro em média de 14 em 14 anos, esta parece ser uma medida que irá sem dúvida causar algumas dores de cabeça a quem tem um carro mais velho e pretende ou necessita entrar em Lisboa.

João Carreira

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Restrição circulação em Lisboa - Parte 1

Entrou em vigor a 15 Janeiro de 2015 a lei que restringe a entrada e circulação de veículos com matrícula anterior a 2000 no centro da cidade de Lisboa e tem como objectivo a redução do dióxido de Carbono na capital.

As restrições aplicam-se a todos os veículos com excepção de moradores, veículos históricos e  táxis.
Foram criadas 2 zonas com diferentes restrições, uma mais central e mais apertada em termos de idade dos veículos  e uma segunda mais exterior e permissiva a carros mais antigos.

A zona 1, que inclui a zona da Baixa é limitada pelo Cais do Sodré, Campo das Cebolas, Praça do Comércio e o Marquês de Pombal, e condiciona a circulação de veículos com matrícula anterior a 2000 nos dias úteis entre as 7h00 e as 21h00.  
Na zona 2, circunscrita pelo Eixo Norte-Sul e as Avenidas de Ceuta, Forças Armadas, Estados Unidos da América e Infante Dom Henrique a limitação é feita a carros anteriores a 1996.

A coima para  quem não cumprir é de 24,94€


João Carreira


domingo, 25 de janeiro de 2015

Safe Driving Techniques - British Army Training

Dois videos excelentes sobre técnicas de condução dentro e fora de estrada, neste caso técnicas fornecidas ao exército Inglês,


João Carreira

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Acidentes com transporte de Land Rover

Hoje foi um pesado de mercadorias que se despistou na A23 por volta das 7h da manha alegadamente devido ao nevoeiro que se fazia sentir àquela hora da manhã. A carga eram algumas viaturas Range Rover aparentemente com matrícula estrangeira que ficaram tombadas no chão junto ao pesado.






Mais vistoso foi o acidente que ocorreu no passado dia 5 de Janeiro com o cargueiro Hoegh Osaka,na Isle of Wight com cerca de 1400 veículos a bordo maioritariamente Land Rover, Jaguar, Rolls-Royce e Mini e ainda algumas máquinas de construção da JCB. 



O cargueiro que viajava desde Southampton UK tinha como destino a Alemanha e terá sido deliberadamente encalhado na zona arenosa de Bramble Bank por decisão do capitão por problemas verificados anteriormente em Solent que podiam levar o cargueiro a virar em águas mais fundas.

O resultado desta manobra foi o enorme cargueiro de 51.000 toneladas ficar parcialmente submerso numa inclinação de 45º e desta  forma deixar a salvo pelo menos da àgua a preciosa carga avaliada em mais de £100M que de outra forma seria totalmente perdida.


Parece estar na moda os acidentes com transporte de Land Rover.
Cuidado onde colocam o vosso ! :)

João Carreira

Land Rover Experience

Mais um excelente video publicitário da Land Rover,

João Carreira


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Papa Mobile Sri Lanka 2015


Papa Francisco na sua actual visita ao Sri Lanka.


João Carreira

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Defender end of production: The Sands of Time

2015 será ao que tudo indica o último ano de produção do modelo Land Rover Defender tal com o conhecemos, pelo menos na Europa onde as normas de segurança são cada vez mais apertadas. De facto a Land Rover admite que está a ser equacionada a possibilidade de continuar a produção do Defender fora da Europa, obviamente com um volume de produção muito inferior ao actual.

Nick Rogers, Director de produção da Land Rover afirma:
“Passion and enthusiasm surround everything we do with Defender, and that will never change. With a history stretching back 68 years, this is a Land Rover that has thrived for decades on its unquestionable capability and iconic shape. I now have the honour of being one of the many enthusiasts at Land Rover committed to creating a fitting successor to the legendary Defender.”
Enquanto não é revelado um sucessor para o icónico modelo, a Land Rover divulgou que 2015 será um ano de comemoração dos longos anos de produção do Defender cuja origem remonta a 1948 e que para já irá fazer o lançamento de três edições especiais: Adventure, Autobiography e Heritage.
“We wanted to mark the end of Defender production at Solihull with a special edition but coming up with a single identity was impossible (...) So we developed three very different interpretations of the Defender to reflect its strength and breadth of character(...) Whether our customers want to celebrate Land Rover’s unrivalled off-road heritage, demand the ultimate in terms of design and performance or have a genuine thirst for adventure, there will be a limited-edition Defender that will be fit for purpose.”,  explicou  Nick Rogers.
O anúncio do lançamento das novas edições especiais foi feito nas areias de Red Wharf Bay, na costa de Anglesey, um local histórico e comovente para a Land Rover pois foi o local onde em 1947 Maurice Wilks desenhou o esboço do que seria o primeiro Land Rover.

Para o lançamento foram usados 6 modelos Land Rover - Series I, Series II, Series III, um Defender dos anos 80, e dois Defender actuais 90 e 110 - rebocando grades agrícolas de cerca de 12ft (+/- 3,7m) que desenharam nas areias planas de Red Wharf Bay um enorme contorno de um Defender 90 com cerca de 1km de diâmetro. 

A imagem do contorno do Defender foi criada como forma de tributo ao momento em que, em 1947, Maurice Wilks, então chefe de engenharia da Rover, desenhou nas mesmas areias o seu esboço do que seria a sua ideia de um veiculo com capacidades todo o terreno e o propôs ao seu irmão Spencer, director de manutenção Rover.


A versão Heritage é inspirada nos primeiros modelos da Land Rover e é apresentada na distinta cor Grasmere Green com um contrastante tejadilho branco e jantes de ferro da cor da carroçaria. Também a nível estético tem uma grelha frontal designada Heritage e na lateral apresenta gráficos com a inscrição HUE166, recordando a placa do primeiro Land Rover pré-produção.

Os 400 exemplares disponibilizados em Agosto com preços a partir de £27.800.





A versão Autobiography é a mais exlusiva e promete mais performace, luxo e conforto, graças a uma extensa lista de extras e reprogramação de potência que passará dos normais 122cv para os 148cv. Apenas serão disponibilizadas 80 unidades no Reino Unido, com preços de £62.000.




A versão Adventure é mais destinada aos que vivem de forma intensiva o espírito do todo o terreno e por isso é apresentada com equipamentos mais virados para a prática do todo o tereno. Nas 600 unidades que irão ser disponibilizadas com preços aproximados das £44000 a lista de extras inclui proteções inferiores, pneus Goodyear MT/R, lettering único e exclusivo bem como interiores em pele genuína.




 O resultado está neste extraordinário video publicitário:


João Carreira

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Valores IUC para 2015


Estão já disponíveis os valores do IUC a pagar durante o ano 2015.

Para já a boa noticia é que os valores são iguais aos de 2014, o que quer dizer que não houve aumento dos valores em relação ao ano anterior.

Tabela IUC 2015

Assim de repente, para os Land Rover cá de casa será:
- Defender 90 TD5 SW 1998: 55,31€+9,86€= 65,17€
- Series III 88 3lug 1975: 32,00€

Não se esqueçam de pagar até ao final do mês de matricula do vosso carro!

João Carreira

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

HAPPY NEW YEAR 2015



João Carreira