2015 será ao que tudo indica o último ano de produção do modelo Land Rover Defender tal com o conhecemos, pelo menos na Europa onde as normas de segurança são cada vez mais apertadas. De facto a Land Rover admite que está a ser equacionada a possibilidade de continuar a produção do Defender fora da Europa, obviamente com um volume de produção muito inferior ao actual.
Nick Rogers, Director de produção da Land Rover afirma:
“Passion and enthusiasm surround everything we do with Defender, and that will never change. With a history stretching back 68 years, this is a Land Rover that has thrived for decades on its unquestionable capability and iconic shape. I now have the honour of being one of the many enthusiasts at Land Rover committed to creating a fitting successor to the legendary Defender.”
Enquanto não é revelado um sucessor para o icónico modelo, a Land Rover divulgou que 2015 será um ano de comemoração dos longos anos de produção do Defender cuja origem remonta a 1948 e que para já irá fazer o lançamento de três edições especiais: Adventure, Autobiography e Heritage.
“We wanted to mark the end of Defender production at Solihull with a special edition but coming up with a single identity was impossible (...) So we developed three very different interpretations of the Defender to reflect its strength and breadth of character(...) Whether our customers want to celebrate Land Rover’s unrivalled off-road heritage, demand the ultimate in terms of design and performance or have a genuine thirst for adventure, there will be a limited-edition Defender that will be fit for purpose.”, explicou Nick Rogers.
O anúncio do lançamento das novas edições especiais foi feito nas areias de Red Wharf Bay, na costa de Anglesey, um local histórico e comovente para a Land Rover pois foi o local onde em 1947 Maurice Wilks desenhou o esboço do que seria o primeiro Land Rover.
Para o lançamento foram usados 6 modelos Land Rover - Series I, Series II, Series III, um Defender dos anos 80, e dois Defender actuais 90 e 110 - rebocando grades agrícolas de cerca de 12ft (+/- 3,7m) que desenharam nas areias planas de Red Wharf Bay um enorme contorno de um Defender 90 com cerca de 1km de diâmetro.
A imagem do contorno do Defender foi criada como forma de tributo ao momento em que, em 1947, Maurice Wilks, então chefe de engenharia da Rover, desenhou nas mesmas areias o seu esboço do que seria a sua ideia de um veiculo com capacidades todo o terreno e o propôs ao seu irmão Spencer, director de manutenção Rover.
A versão Heritage é inspirada nos primeiros modelos da Land Rover e é apresentada na distinta cor Grasmere Green com um contrastante tejadilho branco e jantes de ferro da cor da carroçaria. Também a nível estético tem uma grelha frontal designada Heritage e na lateral apresenta gráficos com a inscrição HUE166, recordando a placa do primeiro Land Rover pré-produção.
Os 400 exemplares disponibilizados em Agosto com preços a partir de £27.800.
A versão Autobiography é a mais exlusiva e promete mais performace, luxo e conforto, graças a uma extensa lista de extras e reprogramação de potência que passará dos normais 122cv para os 148cv. Apenas serão disponibilizadas 80 unidades no Reino Unido, com preços de £62.000.
A versão Adventure é mais destinada aos que vivem de forma intensiva o espírito do todo o terreno e por isso é apresentada com equipamentos mais virados para a prática do todo o tereno. Nas 600 unidades que irão ser disponibilizadas com preços aproximados das £44000 a lista de extras inclui proteções inferiores, pneus Goodyear MT/R, lettering único e exclusivo bem como interiores em pele genuína.
O resultado está neste extraordinário video publicitário:
João Carreira