domingo, 27 de setembro de 2015

Fecho Centralizado Land Rover Defender - Parte 3

Praticamente 17 anos depois de ter saído de fábrica eis que finalmente o Defender tem a funcionar o fecho centralizado nas 3 portas e accionado pelo comando remoto do alarme de origem.
Há algumas semanas atrás tinha já concluído a instalação do fecho nas portas ficando este operacional apenas através das portas com o uso da chave. Ficou a faltar a ligação ao alarme de origem de forma a aproveitar o comando remoto para fechar e abrir as portas remotamente.

Depois de analisar alguns fóruns LR e experiências de outros curiosos como eu, pôr o comando a accionar o fecho centralizado estava à distância de duas soldaduras na caixa de  alarmes 10AS. Algo necessário apenas nos modelos "70" já que supostamente as "80" estarão já preparadas para a aplicação do fecho central. Mas como não há dois Land Rover iguais (diz-se!), isto é algo que agora não podemos garantir! 

Depois de soldados os 2 fios nos pontos assinalados nas fotos estes foram ligados ao cérebro do fecho central, um ao ponto que faz actuar o sistema e abrir as portas o outro ao que as faz fechar. Aqui é uma questão de sorte: com sorte conseguem ligar a saída da 10AS que fará trancar as portas ao fio do controlador do fecho que faz precisamente o mesmo! Se por acaso acontecer o contrário bastará trocar os fios! Eu tive sorte!


Depois foi tudo acondicionado de novo, fechar e montar tampas, consolas, tablier, etc... pela ordem inversa, experimentar e usar!
Passem também por facebook/reduttoras
 João Carreira

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Novo Land Rover Defender... a pedais!

Com produção e comercialização prevista para a primavera de 2016 foi apresentado no Salão de Frankfurt 2015 (15 a 27 Setembro 2015) um novo modelo do Land Rover Defender... a pedais!

Com fim de comercialização por diversas vezes anunciado e actualmente em fase final, esta é uma forma da Land Rover, mais uma vez, homenagear um dos mais icónicos veículos do mundo, o Defender.

Este pequeno modelo (140cm x 56cm) será fabricado à mão no Reino Unido e manterá os pormenores que mais caracterizam o modelo à escala real, como as placas de alumínio de protecção (chequer plates), os estribos abaixo das portas ou os pneus off road e as palas traseiras. Terá suspensão de molas e travões, incluindo o "travão de mão" e pode ser circular para a frente e para trás, com a ajuda dos pedais, claro.
O interior possui um tablier exclusivo com volante e buzina, banco frontal corrido e acabamentos em pele.  A mala ampla pode ser fechada com uma capa em pele.

O valor estimado para a venda rondará as £10.000, cerca de €14.000.




  João Carreira


quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Fecho Centralizado Land Rover Defender - Parte 2


Há algumas semanas descrevi a instalação de um kit de fecho centralizado nas duas portas da frente no nosso Defender. Depois de testada a operacionalidade do conjunto chegou a altura de pôr novamente mãos à obra e fazer a instalação na porta de trás.

Foram estudadas várias hipóteses, lidos inúmeros fóruns e muitas opiniões, mas por fim optei pela solução mais difícil, talvez por ser a mais trabalhosa. Não gosto de pontas soltas, de fios, cabos ou chapas à vista. Dai ter colocado como condição que a instalação do kit na porta de trás deveria deixar o aspecto exterior da porta como estava antes de qualquer alteração.



A questão mais critica nesta instalação prende-se com o facto de as portas dos Defender pré-2002 serem muito finas e não haver muito espaço livre. A própria forra (e pq não a porta!) é de tal forma mal concebida que os cabos eléctricos existentes de origem estão entalados entre a forra e a própria porta, obrigando a criar uma "barriga"na frágil forra. 
Mas o pior e o que obrigou a maior esforço foi a fechadura da porta. Só nos modelos pós-2007, é que a Land Rover concebeu uma fechadura que permite a ligação a uma pistola de um kit de fecho centralizado. A aquisição de uma fechadura mais recente foi uma hipótese logo colocada de fora, não só pelo preço excessivo da mesma, mas porque o tirante que saí dessa nova fechadura é operado na parte superior da mesma inviabilizando desta forma a sua utilização nas portas dos modelos pré-2002. 




A solução para o trinco passou por o abrir retirando os cravos com a ajuda de um berbequim, soldar uma pequena peça metálica no local onde é operada a tranca interior e ligar nesse ponto o tirante que irá operar a pistola. Para permitir que o tirante saia para fora da caixa do trinco foi necessário fazer um furo na parte inferior.





Posteriormente a fechadura foi novamente cravada com rebites e colocada na porta




A pistola foi colocada no canto inferior direito da porta, o mais alinhado verticalmente possível com o tirante da fechadura. Recorri a duas ferragens metálicas para fixar a pistola no local. Foram aliás os 2 únicos furos que tive de fazer em toda a instalação!


Os dois fios eléctricos seguiram pelo passa fios da porta e posteriormente pelas calhas junto às janelas alpinas até ao local no tablier onde já estava o resto da instalação, no lado esquerdo, por baixo do volante.

Para fechar correctamente a forra da porta tive de cortar ligeiramente a capa plástica da fechadura, por baixo, no local onde passa o tirante.

O resultado final? Brilhante! Nem se nota por fora!



Para finalizar este projecto falta agora ligar o kit ao alarme de origem do Defender.
Uma das soluções será ligar à 10AS mas para tal será necessário soldar na placa de circuito impresso 2 fios, um para activar o outro para desactivar. uma vantagem é que depois de soldados os fios a ligação ao kit é directa.


Outra solução, a ponderar no meu caso que possuo sensor volumétrico do alarme, é interligar os fios do kit que fazem activar e desactivar as pistolas com o próprio sensor. Ao ser activado o alarme, o sensor é alimentado com uma tensão de 12v e ao ser desactivado o sinal vai a 0v. Para esta solução terei de recorrer a uns relés para inverter os sinais pois o kit é  operado com sinais negativos, ou seja, 0v tanto para activar como para desactivar.
Essa operação ficará para mais tarde (mas não muito)!

Este foi sem dúvida um dos grandes projectos feitos no Defender! Espero que este post sirva como guia e fonte de informação para tantos como eu que pretendem fazer esta alteração tal como outros posts de outros tantos foram úteis para eu chegar a esta solução.

João Carreira

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Land Rover Series Pretty Face & Body Style

João Carreira

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Land Rover - Transparent Trailer and Cargo Sense

A Land Rover tem estado a trabalhar numa solução que minimize o stress de condutor quando utiliza um veiculo a puxar um atrelado e  que ao mesmo tempo aumente a segurança na condução.


Desta forma foram recentemente anunciadas duas novas inovadoras tecnologias denominadas de Transparent Trailer e Cargo Sense.



Não se trata de facto da invenção de um atrelado transparente como certamente terá imaginado, mas sim do recurso a tecnologia que permite criar um efeito de transparecia ao condutor do veiculo que o puxa. Com o recurso a este inovador sistema de câmaras são eliminados quaisquer ângulos mortos na condução, fazendo com que um atrelado ou uma caravana sejam virtualmente transparentes quando rebocados.

Por sua vez, o Cargo Sense usará tecnologia que permite detectar movimentos dentro do próprio atrelado. Se a carga se mover de forma anormal são criados alertas ao condutor através do próprio carro ou através de um smartphone permitindo agir de forma rápida e eficaz a qualquer situação anómala detectada. Associado a um atrelado de transporte de animais, o sistema alerta o condutor de qualquer movimento inesperado e o mesmo pode visualizar o interior do atrelado, seja durante a condução ou mesmo com o veículo parado.

Desta forma conduzir o seu Land Rover a puxar um atrelado com cavalos torna-se uma tarefa mais leve e menos stressante. Quem não o quererá fazer?

Assistam ao video de demonstração.


João Carreira