Um dos pontos críticos sobejamente conhecido no motor 300Tdi é a falha da junta da cabeça por esta queimar em resultado de um aquecimento excessivo do motor. Normalmente este sobreaquecimento está directamente relacionado com a perca gradual do liquido de Refrigeração provocado por fugas no circuito de arrefecimento do motor, por exemplo por fuga na junta da bomba de água, por avaria da própria bomba de água ou por quebra do vaso de expansão devido ao enfraquecimento dos plásticos ressequidos ao longo dos anos.
No 300tdi a bomba de água está montada numa zona alta do bloco do motor o que significa que uma pequena fuga de liquido de refrigeração pode ser o suficiente para que este não chegue à bomba e a junta acabe por ceder. Por este facto é muito importante para a saúde deste motor que o liquido de refrigeração esteja sempre no nível adequado.
Uma das falhas graves da Land Rover quando introduziu este motor nos modelos Defender, Discovery e Range Rover foi o de não incluir no vaso de expansão do liquido de refrigeração do motor um medidor do nível que de alguma forma alertasse o condutor para possíveis descidas do mesmo tendo optado apenas pela colocação de um ponteiro que indica a temperatura de funcionamento do motor.
Contrariamente aos seus irmãos mais novos, os modelos anteriores com motores VM ou 200tdi possuem um sensor de nível incorporado na tampa do vaso de expansão do líquido de refrigeração do motor. Porque não foi adoptada uma solução semelhante nos 300tdi é a questão que se tem colocado. Mais ainda se atentarmos ao facto que a tampa com sensor de nível utilizada nos modelos anteriores encaixa na perfeição no vaso de expansão dos 300tdi pelo que a sua adaptação directa é possível embora seja necessário criar toda um pequeno circuito eléctrico que suporte o seu funcionamento.
O sensor de nível / tampa do vaso de expansão em questão tem o partnumber PRC 7925 e é idêntico ao da figura seguinte:
Sendo que este sensor é um circuito normalmente fechado é necessário criar um pequeno circuito eléctrico com um relé que o suporte e que faça acender uma pequena lâmpada de 12v apenas quando o nível da água baixa para alem do limite mínimo.
O principio de funcionamento de um relé comum idêntico ao indicado nas figuras seguintes pode ser resumido no seguinte: quando o circuito 86-85 é fechado, uma bobina interna ao relé fecha os contactos entre o 30 e o 87, sendo que o 87A será o inverso do 87.
Usando a teoria anterior, um dos possíveis esquemas que se pode implementar para fazer funcionar correctamente o sensor de nível PRC 7925 nos 300tdi é o seguinte:
Em paralelo com a lâmpada poder-se-à colocar também um buzzer. Assim para além da lâmpada acender será audível um som em simultâneo. Este adicional será particularmente importante durante o dia quando a lâmpada pode passar mais despercebida.
No compartimento do motor apenas será visível a tampa com os respectivos fios no vaso de expansão. A restante instalação (relé, lâmpada e buzzer) deverá estar dentro do tablier do LR.
E pronto, desta forma os possuidores de motores 300Tdi, seja em Defender, Discovery ou Range Rover Classic podem andar mais descansados.
João Carreira