segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

IPO 2010 - Defender

Mais um ano passou e com pouco mais de um milhar de quilómetros percorridos, foi a vez do "Mijão" ir à IPO anual.

A tradição tem ditado que em dia de IPO deve chover torrencialmente. Este ano voltou a não ser excepção e choveu o dia todo de tal modo que prescindimos da não menos tradicional lavagem inferior :)

A visita ao centro correu sem grandes stresses e serviu até para alguns esclarecimentos com o inspector:

Focámos o farol de trabalho traseiro, por ser de luz branca e não estar homologado (apesar de ser uma peça genuína e comprada na LR). Segundo o inspector a lei não é clara e por isso não levantou grandes problemas em relação à sua existência. No entanto, aconselhou um possível averbamento no livrete ou a colocar um "capa" para evitar chatices; Outra solução seria ligar o farol de trabalho à luz de marcha-atrás, mas a lei aí já diz que estas terão de estar no máximo a 120cm de altura o que no caso do Defender já não dá...


No seguimento da conversa  sobre faróis questionei o inspector sobre a barra de faróis no tejadilho (que levei desmontada e no interior do Defender). Quanto a ele, e depois de analisarmos alguma documentação nada proíbe a sua instalação. Segundo a lei, não há limite para o número de faróis de máximos instalados, desde que sejam colocados aos pares, estejam na frente do veiculo e sempre ligados aos máximos originais do veiculo. Lá coloquei a barra no tejadilho e seguimos...


Apesar de ter colocado um kit de suspensão +2" da OME, apoios dos amortecedores traseiros rebaixados 2" e cones de nylon nas molas traseiras não foi referida qualquer irregularidade no relatório da inspecção...


Este ano, muito por culpa do temporal,  foi a primeira vez que o Mijão foi à IPO sem a panela de escape  do meio no "sitio". Normalmente antes da visita tiro o tubo que a substitui e coloco a panela no sitio para depois da IPO repetir o processo inverso.

Depois de sair do fosso:
- "Aquela malha que tem à volta do tubo serve para quê?"
Lá lhe expliquei as possíveis vantagens da malha de titânio a envolver o tubo de escape.
- "Não falta ali um catalisador no inicio do tubo?"
- "Não... Só nos Defender a partir de 2002...", Respondi.  - "Tirei foi uma panela!"


E lá seguimos para a impressora das folhas verdes...
Há dias assim!

João Carreira


5 comentários:

  1. Excelente informação.

    Já agora onde compras a malha de titânio?

    CumprimenTTos,

    Pedro

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  2. Viva Pedro,

    Comprei aqui:

    http://www.agriemach.com/

    no dia seguinte à encomenda estava em casa !

    Cmpts,
    Joao Carreira

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  3. Boas!

    Ando nesse processo no meu Disco!

    Ja lhe lavei o motor e troquei os pneus (parece uma menina)

    No meu caso vou ter de lhe colocar a panela central e o catalizador!
    Retirar os rolos do Guincho e as luzes de Xénon ... bem uma data de coisas.

    Entretanto vou me debruçar também na alteração do esquema eléctrico (colocação de um corta correntes) e o upgrade do sensor do vaso de expansão.

    Cumps
    http://woen05.blogspot.com/

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  4. Tinha ideia de que no caso da barra de farois, esta tinha de estar num interruptor separado. Por acaso a minha está assim. Não deve passar no IPO tal como está. Também já pensei colocar farois longo alcance na frente mas não sei se deva ligar com os médios ou máximos.

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    Respostas
    1. Ola, a barra de faróis de cima bem como a da frente estão ligadas aos máximos e com interruptor separados, ou sejam só funcionam em máximos e se o interruptor estiver fechado.
      O farol de trabalho, além do interruptor no próprio farol tem tb um interruptor dentro do carro, só liga se os 2 estiverem ligados.
      Cmpts
      e

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