quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Land Rover Defender Tribute

Mais um vídeo de tributo ao Defender...

João Carreira

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

60 years of Land Rover History

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Defender X-TECH Limited Edition

O Defender X-TECH Limited Edition será apresentado no Brussels Motor Show, e estará disponível para venda no Reino unido a partir de Março de 2011.


Embora não tão luxuoso como o seu irmão Startech, o Defender X-TECH Limited Edition apresenta pormenores como bancos em pele e tapetes específicos. Na zona do tablier, a consola central é também acabada com a cor exterior da carroçaria, dando uma sensação de luxo ao mesmo.

Disponível em carroçarias de 3 e 5 portas, correspondendo ao modelo 90 e 110, apenas  pode optar por duas cores exteriores, prata e bronze e tejadilho pintado de preto. Preto brilhante é também a cor das novas jantes de 16".















Impossível resistir!
João Carreira

Land Rover Defender 90 STARTECH Yachting Edition

Preparado pela STARTECH, filial da conceituada Brabus, o Land Rover Defender 90 Yachting Edition será apresentado no Essen Motor Show, na Alemanha.



Baseado no luxo dos grandes iates, o Defender 90 Yachting Edition, tem um interior luxuoso com bancos e consola forrada a pele Navy Blue e bancos desportivos à frente da Recaro com costuras em estilo basebol.

Com o tecto forrado a Alcantara azul e o chão forrado com luxuosos painéis de madeira tipo iate este edição do Defender pode ser facilmente confundida com um Range Rover tal é luxo presente no seu interior.

No exterior o Land Rover Defender 90 Yachting Edition é apresentado com uma pintura branca brilhante, jantes de liga-leve de 16" e pneus 265/75R16. Na frente o Defender tem a grelha frontal do SVX na mesma cor.


















Impossível não gostar!

João Carreira

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Suporte pneu Suplente na porta traseira Defender - 1ª parte

Todos sabemos que a porta traseira dos Defender não é propriamente robusta, principalmente nos modelos anteriores a 2002. Nos modelos a partir desse ano, a Land Rover modificou ligeiramente a estrutura da porta passando a ser feita de uma única peça e alterou o suporte de fixação do pneu suplente tornando-o mais sólido. Estas  alterações aumentaram a robustez do conjunto e a durabilidade do mesmo. 


Mesmo assim, conciliando o uso do Defender com actividades fora de estrada mais radicais, é de esperar problemas na porta originados pelo peso do pneu suplente e principalmente pelas vibrações e impactos provocados por movimentações mais bruscas.

São várias as opções disponíveis no mercado e que se podem tornar mais ou menos viáveis. Há quem opte por simplesmente retirar o pneu suplente da porta, colocar uma chapa na porta a tapar os buracos  remanescentes e coloca-lo no interior do Defender (ou nem sequer andar com ele). Outros preferem coloca-lo num roofrack por cima do tejadilho ou preso a um rollbar externo.  Existem também suportes para colocar o pneu suplente no capot do Defender embora no caso dos TD5  seja desaconselhado a não ser que se substitua o próprio capot por um de um modelo não TD5. E há depois os suportes na porta traseira do Defender substituindo o original.
 
Todos eles apresentam vantagens e desvantagens, no entanto, este último é o meu preferido por manter a aparência do Defender e por ser economicamente mais viável. Além disso é de aplicação simples sendo apenas necessário desmontar o suporte existente da porta, aparafusar o novo ao para-choques traseiro e ao pilar da porta e fixa-lo na porta através de um adaptador que usa a furação existente deixada pelo anterior suporte.

Dependendo do fornecedor e da marca é possível adquirir um suporte deste tipo no Reino Unido por valores que rondam os 150€ - 200€, incluindo portes de envio para Portugal.

Referências de suportes para Defender pré-2002:
- 2-SA50/7, da Mantec;
- BA132, da Bearmach;
- DA2232, da Britpart;

Pelo facto de o primeiro ser excessivamente mais caro (embora de superior qualidade na minha opinião) a minha escolha recai sobre um dos modelos da Bearmach ou da Britpart.

Esta será uma das minhas  próximas aquisições após mudar os pneus do Defender dos actuais BFG AT na medida 235/86R16 para uns BFG (AT ou MT) na medida 265/75R16

João Carreira

domingo, 9 de janeiro de 2011

AT ou MT? - Parte I

A medida está escolhida e será a 265/75R16, a maior das medidas actualmente averbadas no Defender. Com isto o Defender terá um rasto mais largo que os actuais 235/85R16,  mantendo praticamente inalterada a altura do pneu.

A indecisão está no tipo de piso: manter o rasto AT ou escolher os MT?
Mantendo os AT apenas necessitarei de 4 pneus (o suplente mantém o 235), enquanto se mudar para os MT optarei pelos 5 e provavelmente um suporte para o pneu suplente na porta traseira tipo Mantec.
 

A escolha vai depender dos preços e de alguma oportunidade de negócio em pneus usados.
Ah... e do resultado final da sondagem! Ajudem-me: Votem!

João Carreira