quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Suporte pneu Suplente na porta traseira Defender - 1ª parte

Todos sabemos que a porta traseira dos Defender não é propriamente robusta, principalmente nos modelos anteriores a 2002. Nos modelos a partir desse ano, a Land Rover modificou ligeiramente a estrutura da porta passando a ser feita de uma única peça e alterou o suporte de fixação do pneu suplente tornando-o mais sólido. Estas  alterações aumentaram a robustez do conjunto e a durabilidade do mesmo. 


Mesmo assim, conciliando o uso do Defender com actividades fora de estrada mais radicais, é de esperar problemas na porta originados pelo peso do pneu suplente e principalmente pelas vibrações e impactos provocados por movimentações mais bruscas.

São várias as opções disponíveis no mercado e que se podem tornar mais ou menos viáveis. Há quem opte por simplesmente retirar o pneu suplente da porta, colocar uma chapa na porta a tapar os buracos  remanescentes e coloca-lo no interior do Defender (ou nem sequer andar com ele). Outros preferem coloca-lo num roofrack por cima do tejadilho ou preso a um rollbar externo.  Existem também suportes para colocar o pneu suplente no capot do Defender embora no caso dos TD5  seja desaconselhado a não ser que se substitua o próprio capot por um de um modelo não TD5. E há depois os suportes na porta traseira do Defender substituindo o original.
 
Todos eles apresentam vantagens e desvantagens, no entanto, este último é o meu preferido por manter a aparência do Defender e por ser economicamente mais viável. Além disso é de aplicação simples sendo apenas necessário desmontar o suporte existente da porta, aparafusar o novo ao para-choques traseiro e ao pilar da porta e fixa-lo na porta através de um adaptador que usa a furação existente deixada pelo anterior suporte.

Dependendo do fornecedor e da marca é possível adquirir um suporte deste tipo no Reino Unido por valores que rondam os 150€ - 200€, incluindo portes de envio para Portugal.

Referências de suportes para Defender pré-2002:
- 2-SA50/7, da Mantec;
- BA132, da Bearmach;
- DA2232, da Britpart;

Pelo facto de o primeiro ser excessivamente mais caro (embora de superior qualidade na minha opinião) a minha escolha recai sobre um dos modelos da Bearmach ou da Britpart.

Esta será uma das minhas  próximas aquisições após mudar os pneus do Defender dos actuais BFG AT na medida 235/86R16 para uns BFG (AT ou MT) na medida 265/75R16

João Carreira

1 comentário:

  1. Boa tarde caro João.
    Vi a sua viatura aqui em Viseu, hoje, dia 13 de Janeiro.
    Parece-me que terá por cá família, atendendo a que é de lá de baixo, pelo que, e uma vez que também tenho um Land, gostaria que me contactasse para o nº 917766113. Obrigado. Luis Monteiro

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