segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Montagem Bancos traseiros Defender 90 - Parte 3

Por vezes perseguimos um objetivo durante algum tempo e quando finalmente conseguimos alcançá-lo simplesmente não ficamos satisfeitos e caímos numa realidade que não é a que imaginávamos.

Foi o que me aconteceu em relação ao meu projeto de instalação dos bancos na parte de trás do Defender. Andei anos a perseguir este tipo de bancos, na esperança de fazer uma boa compra, e depois de os ter conseguido adquirir acabei por não gostar do resultado final. E mais depressa os vendi do que relatei aqui a minha decisão!
Afinal porque vendi os bancos?
Foram várias as razões que me fizeram decidir voltar atrás no projeto e optar por retirar os bancos.
A principal foi por não querer furar as forras laterais das janelas para colocar os apoios dos cintos de segurança. Esta decisão por si só anula o meu principal objetivo para a instalação dos bancos que era o transporte de uma cadeira auto de criança em segurança nos bancos. E sem cintos, nada feito!
Ter o Defender sem cintos nos recém instalados bancos e com dois lugares a menos que os inscritos no Documento Único nunca me deixou confortável quando me cruzava com as autoridades. E para não falar na futura IPO...

Depois os próprios bancos e o resultado final também não me convenceram totalmente.
Não haja qualquer dúvida que estes bancos quando comparados com os longitudinais de origem do Defender acrescentam algum conforto aos seus ocupantes. Mas digamos que tal como esses também estes não são perfeitos. Além de serem um pouco estreitos, são muito verticais e não permitem regulações do encosto das costas. E não tendo apoio de braços tornam-se algo desconfortáveis em viagens mais longas ou  acidentadas.
A simples tarefa de entrar e sair do Defender pela porta de trás também não saiu beneficiada pois há que rebater um dos bancos, entrar e voltar a colocá-lo na posição correta para se sentar. Além de que se as costas não estiverem devidamente presas pelo mecanismo baseado num parafuso colocado na base simplesmente caem para a frente na primeira travagem.
Ainda, e do ponto de vista do condutor, se perde a visibilidade para trás uma vez que os encostos de cabeça dos bancos ficam acima da linha de vista do espelho retrovisor interior.

E agora?
Para já irei voltar à configuração de origem e colocar os bancos longitudinais depois de lhes dar um tratamento de pintura para quem sabe um dia tentar uma solução com bancos tipo tip-up ou fold-up que além de permitirem aumentar o conforto dos ocupantes permite também uma configuração de 6 lugares.

Por enquanto e em passeios ou encontros próximos o transporte do filhote será feito na cadeira devidamente colocada no lugar da frente e dentro da lei!

Agradeço àqueles que entraram em contacto comigo a manifestarem o interesse na aquisição dos bancos ou a questionarem sobre questões práticas. (In)felizmente tinha apenas um par de bancos para vender!

João Carreira

2 comentários:

  1. Estou com o mesmo problema, pois tenho uma filha de 5 anos e não estou satisfeita com a posição da cadeirinha. Você já pensou na possibilidade de colocar o banco de rebater do Doblo?

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  2. Bom dia,
    pensei em muita coisa... mas não queria colocar nada diferente do padrão do tecido dos bancos nem alterar a estética do Defender.

    Penso que foi a melhor opção...
    e agora como os bancos de origem atrás continuamos a divertir-nos no Defender :D

    Cmpts
    João Carreira

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