...e tu?
Numa altura em que muito se fala sobre a introdução de portagens nas ex-SCUT (sim...ex... porque agora vão ter de mudar o nome das até então estradas sem custos para os utilizadores) parece ser a "altura" certa para deixar aqui alguns exemplos dos valores que nos vão cobrar quando nelas circularmos com os nossos Land Rover... .
Numa altura em que muito se fala sobre a introdução de portagens nas ex-SCUT (sim...ex... porque agora vão ter de mudar o nome das até então estradas sem custos para os utilizadores) parece ser a "altura" certa para deixar aqui alguns exemplos dos valores que nos vão cobrar quando nelas circularmos com os nossos Land Rover... .
Não quero com isto abrir nenhuma discussão sobre as classes de veículos nas portagens das nossas auto estradas nem sobre o quanto essa divisão é severa e injusta para quem conduz um Land Rover ou outro veiculo equivalente de outra marca (se isso existir!...) quando comparados com outros veículos ligeiros. Apenas quero apontar o que diferencia um veiculo Classe 1 de outro Classe 2 quando param ou passam por uma portagem ou dispositivo electrónico de pagamento de portagens.
Por exemplo, em países como Espanha ou França o que diferencia as classes é somente o número de eixos, ou seja se tiver dois eixos como o mais comum dos veículos é indiscutivelmente Classe 1 independentemente da altura!
Em Portugal, e para sermos diferentes, o que diferencia as duas classes, e para veículos com 2 eixos, é a altura medida na vertical no eixo da frente. Se esta for inferior a 1,10m paga Classe 1 caso contrário paga Classe 2. Simples, mas há excepções como estabelece o Decreto-Lei nº 39/2005 para beneficiar um tipo especifico de veículos... os chamados monovolumes:
«veículos ligeiros de passageiros e mistos, tal como definidos no Código da Estrada, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1m e inferior a 1,3m, desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível, pagam a tarifa de portagem relativa à classe 1 quando utilizem o sistema de pagamento automático».
Como os nossos Land Rover não cumprem com o requisito que diz respeito à tracção nas quatro rodas pagamos CLASSE 2!!! Se acho injusto? ACHO!
Alguns valores a pagar nas nossas viagens OnRoad pelas "novas" Auto estradas de Portugal e a diferença de preços entre as 4 classes:
Paguemos!
João Carreira
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