Entre outros, uns dos manómetros que mais falta senti no Defender quando o comprei foi o conta-rotações, sempre útil quando queremos transpor aquele obstáculo no monte, quando queremos aproveitar o motor ao máximo em estrada ou quando queremos simplesmente olhar para ele!
Como adepto de alterações discretas mas eficazes, não gosto de apêndices extras que nada têm a ver com a estética do veículo; por isso optei por colocar um conta-rotações da VDO, existente no mercado com o partnumber YAE100790, fácil de adaptar no painel de instrumentos uma vez que tem as mesmas dimensões dos restantes manómetros. Foi uma opção cara em relação a outras possíveis mas uma vez que este é especifico para o Defender TD5 é mantido o aspecto visual dos restantes manómetros existentes na consola.
A minha opção implicaria abdicar de um dos manómetros instalados e logicamente o preterido foi o relógio, mantendo os manómetros da temperatura do motor e do nível de combustível. Quem é que hoje em dia não anda com um telemóvel ou um GPS atrás que não tenha a função de relógio?
Para tornar o conta rotações mais visível durante a condução em vez de o colocar na posição mais à esquerda da consola (onde anteriormente estava colocado o relógio) decidi deslocar os manómetros da temperatura do motor e do nível de combustível para a esquerda e então colocar o conta-rotações na nova posição vaga imediatamente à esquerda do velocímetro.
4- Repetir os mesmos passos para os manómetros da temperatura do motor e do nível de combustível e voltar a montá-los nas novas posições, uma posição à esquerda da posição actual;
5- Montar o conta rotações na posição desejada, à direita dos manómetros anteriores;
Aspecto Inicial da Consola:
Aspecto Final da Consola:
Aspecto Inicial da Consola:
Aspecto Final da Consola:
Alimentação e Iluminação dos manómetros:
- desmanchar malha / fita cabos;
- ligar fichas iluminação dos manómetros do combustível e o da temperatura com as fichas existentes;
- alimentar manómetro do combustível e o da temperatura com alimentação existente;
- ir buscar alimentação e iluminação para o conta-rotações a um dos outros manómetros usando um mordedor ou ligador de modo a este ser activado por chave e iluminado quando se ligam as luzes de mínimos;
Ligação à centralina:
Para a ligação à centralina há duas hipóteses: conforme se trate de modelos Land Rover Defender TD5 anteriores a 2002 ou posteriores a 2002.
TD5 pré-2002:
Nos primeiros modelos do Defender TD5 (1998-2002), não existe a ligação entre o painel de instrumentos e a centralina basicamente por não estar prevista na altura a instalação de um conta-rotações. No entanto a centralina disponibiliza uma saída com o sinal digital sendo apenas necessário efectuar fisicamente a ligação até ao painel de instrumentos.
Deverá ser então passado um cabo entre o pino 19 da ficha preta da centralina (C0658) e a consola do painel de instrumentos. Relembro que nos modelos TD5 a centralina está instalada na caixa "estanque" (ou quase!) existente por baixo do banco do pendura (modelos LHD).
No meu caso optei por passar o fio pelo exterior do Defender, saindo para o compartimento do motor juntamente com os cabos existentes e pela zona inferior até à caixa dos bancos do lado do pendura, entrando depois para o compartimento onde está a centralina em conjunto com a restante cablagem. Desta forma evitei, buracos extras e mantenho a caixa da centralina estanque(!).
Para a ligação ao pino 19 da ficha preta tirei um pouco do isolamento na ponta do fio e coloquei-o directamente na ficha, sem qq . Utilizei uma pequena abraçadeira para fixar o fio junto do fio vizinho para evitar que este se desligue com as vibrações.
Na outra ponta do fio, no lado do painel de instrumentos, é apenas necessário cravar uma ficha fêmea e ligar ao terminal 2 do conta-rotações.
Agora basta ligar a bateria e desfrutar!
Espero ter sido útil!
João Carreira
TD5 pré-2002:
Nos primeiros modelos do Defender TD5 (1998-2002), não existe a ligação entre o painel de instrumentos e a centralina basicamente por não estar prevista na altura a instalação de um conta-rotações. No entanto a centralina disponibiliza uma saída com o sinal digital sendo apenas necessário efectuar fisicamente a ligação até ao painel de instrumentos.
Deverá ser então passado um cabo entre o pino 19 da ficha preta da centralina (C0658) e a consola do painel de instrumentos. Relembro que nos modelos TD5 a centralina está instalada na caixa "estanque" (ou quase!) existente por baixo do banco do pendura (modelos LHD).
No meu caso optei por passar o fio pelo exterior do Defender, saindo para o compartimento do motor juntamente com os cabos existentes e pela zona inferior até à caixa dos bancos do lado do pendura, entrando depois para o compartimento onde está a centralina em conjunto com a restante cablagem. Desta forma evitei, buracos extras e mantenho a caixa da centralina estanque(!).
Para a ligação ao pino 19 da ficha preta tirei um pouco do isolamento na ponta do fio e coloquei-o directamente na ficha, sem qq . Utilizei uma pequena abraçadeira para fixar o fio junto do fio vizinho para evitar que este se desligue com as vibrações.
Na outra ponta do fio, no lado do painel de instrumentos, é apenas necessário cravar uma ficha fêmea e ligar ao terminal 2 do conta-rotações.
TD5 pós-2002:
Nestes modelos a ligação é relativamente mais simples pois o fio para ligação do Conta-rotações já está incluído na cablagem principal instalada. Nestes casos, apenas é necessário procurá-lo na consola e liga-lo ao Terminal 2 do conta-rotações.Agora basta ligar a bateria e desfrutar!
Espero ter sido útil!
João Carreira
Este documento ajudou muito a pesar do meu ser 300tdi
ResponderEliminarBoa noite. Comprei o conta rotações da VDO. Ligado ao pino 19 fio branco e cinza não trabalha.
ResponderEliminarVi um vídeo que do que pode precisar de uma resistência?
Será que me podem ajudar?
Defender 90 td5 1999.
Obrigado
Bom dia, o conta rotações não é igual a este que publiquei?
EliminarNa altura havia outros que se nao me engano iam até as 6000rpm, não sei se haverá algum truque nesse caso. Lembro-me vagamente que para o 300tdi sim era preciso qualquer coisa porque a ligação é ao alternador, mas no TD5 é diretamente à centralina.
Esse fio Branco e cinza que fala, já estava no pino 19 da ficha preta da centralina? No meu caso não tinha nada, e tanto quanto sei só nos Defender pos-2002 existe lá o fio pre instalado.
Joao Carreira