A Jaguar Land Rover apresentou recentemente um Range Rover Sport equipado com tecnologia protótipo que permite ao veículo funcionar de forma autónoma numa circulação citadina, obedecendo à sinalização existente como semáforos, rotundas ou respeitando prioridades em cruzamentos e entroncamentos.
A "Autonomous Urban Drive", assim designada pela Jaguar Land Rover é um passo em frente nos objectivos da marca da oval verde que pretende equipar os seus veículos na próxima década com uma autonomia de "nível quatro”. Neste nível é esperado que os veículos consigam realizar todas as tarefas de condução em ambientes específicos como a condução urbana sem qualquer intervenção humanos não abdicando no entanto da presença de um condutor que funcionará como supervisor. Esse supervisor, selecciona o local de destino e, baseado nos seus algoritmos de programação, o veículo escolherá a melhor rota e traçará o seu percurso.
Os testes estão a ser realizados no Horiba MIRA Proving Ground, em Nuneaton, mas a JLR pretende levar a tecnologia para a vida real em Milton Keynes e Coventry, primeiro em estradas fechadas até final de 2017 e posteriormente em estradas abertas e com tráfego real até final de 2018.
A Jaguar Land Rover pretende num futuro próximo desenvolver veículos que sejam semi ou totalmente autónomos não só em ambientes urbanos mas que o sejam também numa condução em estrada aberta e fora de estrada.
João Carreira
#reduTToras
facebook.com/reduTToras
Sem comentários:
Enviar um comentário