sexta-feira, 25 de abril de 2014
quarta-feira, 9 de abril de 2014
XIII RATES BILLING - 30 de Maio a 1 de Junho 2014
Aí está mais um Rates Billing... o XIII .
Vai ser um grande azar se faltar!!!
30 de Maio a 1 de Junho, em S.P. Rates, Póvoa do Varzim!
Vai ser um grande azar se faltar!!!
30 de Maio a 1 de Junho, em S.P. Rates, Póvoa do Varzim!
João Carreira
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domingo, 6 de abril de 2014
Manutenção Caseira Land Rover Series - Parte 1
Já foi há algumas semanas mas deixo aqui o pequeno relato da manutenção que vou fazendo no Series.
Desta vez foi apenas a troca de oleo do motor e filtros de óleo e de gasóleo...
As fotos não são muitas porque para um "azelha" as mãos ficam demasiado sujas para agarrar na máquina fotográfica :)
Não que o óleo tivesse muitos quilómetros porque nos seus 500km anuais (no máximo!!!!) seria dificil chegar a uma quilómetragem elevada que obrigasse à mudança... a última vez que foi mudado foi seguramente há mais de 6 anos e como estava num nivel baixo decidi mudar.
Os filtros montados foram os de origem comprados por uma bagatela há uns tempos em UK. O óleo, um Galp MultiDiesel 15W40, duas embalagens de 5 litros porque o Series leva quase 7 litros, incluindo filtro... e ainda sobra algum para os acrescentos.
Falando em filtro.. o copo onde está o filtro do óleo é de acesso dificil e um pouco complicado de sair. À custa disso fiquei com o chão um "pouco" oleado ...
Outras acções estão na agenda mas por falta de tempo vão sendo feitas quando se pode.
João Carreira
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domingo, 23 de março de 2014
quinta-feira, 6 de março de 2014
Manutenção Caseira Land Rover Defender - Parte 1
Os fins de semana, sempre que há algum tempo livre, têm sido dedicados a pequenas operações de manutenção e reparação dos Land Rover cá de casa.
Recentemente surgiu a necessidade de substituir as pastilhas de travão do Defender. Após uma primeira inspecção, verifiquei que as das rodas de trás necessitavam de ser substituidas urgentemente. Normalmente, e ao longo destes anos, tenho notado que as pastilhas de trás se gastam numa proporção 2 para 1 comparando com o desgaste das do eixo da frente.
Após vários contactos cheguei aos seguintes preços:
- conjunto frente / trás comprado na LR: 180€
- conjunto frente / trás EBC Greenstuff, online UK: 152€
- conjunto frente / trás Ferodo, no comercio tradicional: 87€
Apesar de querer ter EBC dado o feedback que tenho recolhido das mesmas a escolha certa foram as Ferodo. Afinal, são o que sempre usei de forma camuflada ao serem adquiridas na própria LR, estarem a um preço imbativel mesmo comparando com o mesmo produto adquirido online lá fora e terem igualmente bom feedback. Às vezes temos tudo à porta de casa e dificultamos as coisas só porque pensamos que lá fora é mais barato...
As referências das pastilhas da Ferodo, para o Defender 90 TD5, são então:
- Frente: FDB871
- Trás: FDB844
A substituição das pastilhas é uma tarefa relativamente fácil. Com a ajuda de um macaco hidráulico e de umas preguiças para levantar cada eixo individuamente a tarefa fica facilitada. Mesmo quando as preguiças levantam apenas as rodas do chão uns escassos 2cm ... Antes de levantar as rodas convém aliviar as porcas das jantes e só então levantar o eixo.
Depois, basta retirar as rodas completamente, tirar as cavilhas que mantêm as pastilhas no sitio e retirar o par de pastilhas de cada roda. Ao colocar as pastilhas novas deve ter-se cuidado ao fazer recuar e afastar os êmbolos dos bombitos para não os danificar nem danificar as próprias pastilhas.
Atenção a ter também em relação ao nivel do óleo de travões. Convém aliviar a tampa e verificar se o óleo não sai fora. Se se verificar que o óleo está em excesso convém tirar algum por forma que quando as 4 rodas tiverem sido substituidas o nivel esteja no máximo, com o carro nivelado.
A diferença entre as pastilhas novas e as velhas é notória e o desgaste bastante visível.
Depois de colocadas as pastilhas no sitio, basta fazer tudo pela ordem inversa, ou seja, voltar a colocar as cavilhas, ter o cuidado de abrir uma das pontas para que não saiam com a vibração. No fim, colocar as rodas e baixar o eixo, retirando as preguiças.
No fim de trocadas as pastilhas nas 4 rodas verificar novamente o nivel do óleo de travões no reservatório, atestar até ao nível máximo ou retirar o excesso se for o caso e experimentar a travagem na estrada.
ATENÇÃO que nos primeiros quilómetros a travagem não é tão eficaz.
Ao fim de alguns quilómetros verifiquei um nível de travagem superior ao que tinha antes! Foi sem dúvida uma boa aquisição e uma boa maneira de passar uma tarde de sábado!
João Carreira
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