quinta-feira, 6 de março de 2014

Manutenção Caseira Land Rover Defender - Parte 1

Os fins de semana, sempre que há algum tempo livre, têm sido dedicados a pequenas operações de manutenção e reparação dos Land Rover cá de casa.

Recentemente surgiu a necessidade de substituir as pastilhas de travão do Defender. Após uma primeira inspecção, verifiquei que as das rodas de trás necessitavam de ser substituidas urgentemente. Normalmente, e ao longo destes anos, tenho notado que as pastilhas de trás se gastam numa proporção 2 para 1 comparando com o desgaste das do eixo da frente.


 
Decidi mudar tudo, apesar das da frente estarem a meio uso, nunca gostei delas por serem demasiado duras e notar que o Defender não travava eficazmente. Eram uma Mintex que em tempos coloquei por falta de stock das usuais.

Agora surgiu a oportunidade de colocar algo melhor. Além das actuais Mintex sempre coloquei pastilhas de origem, compradas na marca apesar de na altura serem da Ferodo. Sempre quis experimentar as Greenstuff da EBC e esta pareceu uma boa oportunidade.

Após vários contactos cheguei aos seguintes preços:

- conjunto frente / trás comprado na LR: 180€
- conjunto frente / trás EBC Greenstuff, online UK: 152€
- conjunto frente / trás Ferodo, no comercio tradicional: 87€

Apesar de querer ter EBC dado o feedback que tenho recolhido das mesmas a escolha certa foram as Ferodo. Afinal, são o que sempre usei de forma camuflada ao serem adquiridas na própria LR, estarem a um preço imbativel mesmo comparando com o mesmo produto adquirido online lá fora e terem igualmente bom feedback. Às vezes temos tudo à porta de casa e dificultamos as coisas só porque pensamos que  lá fora é mais barato...

As referências das pastilhas da Ferodo, para o Defender 90 TD5, são então:

- Frente: FDB871
- Trás:    FDB844


A substituição das pastilhas é uma tarefa relativamente fácil. Com a ajuda de um macaco hidráulico e de umas preguiças para levantar cada eixo individuamente a tarefa fica facilitada. Mesmo quando as preguiças levantam apenas as rodas do chão uns escassos 2cm ... Antes de levantar as rodas convém aliviar as porcas das jantes e só então levantar o eixo. 

 


Depois, basta retirar as rodas completamente, tirar as cavilhas que mantêm as pastilhas no sitio e retirar o par de pastilhas de cada roda. Ao colocar as pastilhas novas deve ter-se cuidado ao fazer recuar e afastar os êmbolos dos bombitos para não os danificar nem danificar as próprias pastilhas.

Atenção a ter também em relação ao nivel do óleo de travões. Convém aliviar a tampa e verificar se o óleo não sai fora. Se se verificar que o óleo está em excesso convém tirar algum por forma que quando as 4 rodas tiverem sido substituidas o nivel esteja no máximo, com o carro nivelado.


A diferença entre as pastilhas novas e  as velhas é notória e o desgaste bastante visível.



Depois de colocadas as pastilhas no sitio, basta fazer tudo pela ordem inversa, ou seja, voltar a colocar as cavilhas, ter o cuidado de abrir uma das pontas para que não saiam com a vibração. No fim, colocar as rodas e baixar o eixo, retirando as preguiças.


No fim de trocadas as pastilhas nas 4 rodas verificar novamente o nivel do óleo de travões no reservatório, atestar até ao nível máximo ou retirar o excesso se for o caso e experimentar a travagem na estrada. 

ATENÇÃO que nos primeiros quilómetros a travagem não é tão eficaz. 

Ao fim de alguns quilómetros verifiquei um nível de travagem superior ao que tinha antes! Foi sem dúvida uma boa aquisição e uma boa maneira de passar uma tarde de sábado!

João Carreira

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