A ideia da colocação dos bancos voltados para a frente em substituição dos desconfortáveis bancos longitudinais de origem começou a ter sentido a partir do momento em que fui pai e de querer ter a possibilidade de, em família, podermos usufruir do nosso hobbie favorito sem termos de trocar de carro. O projecto entretanto não avançou por falta de tempo mas esse atraso tem jogado a favor do esclarecimento de ideias e teste de várias soluções para que num futuro próximo a sua implementação seja mais fácil e directa.
Para tal pretendo seguir os seguintes linhas de orientação:
- Não alterar a estrutura do Defender cortando chapas ou barras existentes;
- Qualquer banco instalado terá de ter associado o respectivo cinto de segurança de forma a poder ser usado em segurança por qualquer passageiro incluindo a colocação de cadeiras auto para transporte de crianças;
- As zonas de apoio de qualquer estrutura terão de ser reforçadas com barras de forma a aumentar a solidez do conjunto e das chapas existentes;
- Os bancos instalados terão se ter estrutura e padrão idêntico aos actuais;
- Tentar estar dentro da lei;
Estas minhas exigências levaram-me a estudar os bancos comercializados pela Exmoor em Inglaterra mas depressa os pus de parte devido ao exagerado preço pedido pelo conjunto. Outra opção seria a aquisição de um par de bancos do modelo do novo Defender, esses sim, voltados para a frente e rebatíveis pior, como sempre, o preço.
A opção final recaiu então sobre a aquisição de uns bancos iguais ao par da frente, cumprindo integralmente a exigência relativa ao aspecto e aparência final. Consegui um excelente negócio ao encontrar uns bancos praticamente sem uso de alguém que os tinha preterido em favor de umas baquets.
Os primeiros testes no interior revelam que o espaço tem de ser bem aproveitado de forma a facilitar a entrada e saída dos passageiros e ao mesmo tempo não os prejudicar enquanto estão sentados.
As fotos seguintes dão para ter uma ideia do que poderá ser o resultado final, embora aqui tenha ensaiado a colocação dos bancos novos sem ter desmontado os actuais bancos longitudinais.
Nos ensaios seguintes estudei uma estrutura em madeira que colocasse os bancos próximos da sua posição final. Dá para ter agora uma ideia melhor das distâncias e do espaço disponível para entrada e saída de passageiros.
Para concretizar a instalação pretendo fazer uma estrutura em metal, forrada a inox e alcatifada, tipo caixa, de modo a colocar os bancos em cima e na posição das imagens anteriores. Essa caixa será apertada ao chão e à cava da roda do Defender e levará nesses pontos barras em I ou U para reforço da estrutura.
Outro ponto muito importante e imprescindivel é a colocação dos cintos de segurança. Após estudar algumas soluções irei optar por um conjunto de cintos de segurança iguais aos da frente colocados no pilar traseiro do Defender, com o enrolador na cava da roda e o encaixe na própria estrutura do banco.
Para tal irei usar uma barra idêntica à da frente para o apoio no pilar traseiro ou em alternativa uma barra vertical desde o topo até à parte de baixo da lateral com respectiva furação para o cinto.
Como o meu Defender é um SW e é forrado por dentro terei de furar as forras para colocar os apoios dos cintos.
Depois deste longo estudo falta apenas algum tempo para implementar o projecto e para finalmente toda a familia poder usufruir do conforto do Defender :)
João Carreira