quarta-feira, 17 de março de 2010

Malha de Titânio na linha de Escape


Este é um projecto passado e consistiu em adquirir um rolo de malha de titânio para envolver toda a linha de escape do Defender. O objectivo é fazer com que os gases do escape fluam mais rápido para o exterior pelo escape diminuindo desta forma a temperatura no colector de escape e dentro do habitáculo do motor.

Este é um ponto muito importante quando se tem uma reprogramação a nível da centralina do motor. O aumento de potência conseguido tem como consequência o aumento da temperatura interna nos colectores e o risco de queimar as juntas. Há uns meses atrás tive de substituir a junta do colector por ter queimado, provavelmente devido à temperatura resultante da minha reprogramação.

Uma outra forma de diminuir a temperatura no colector de escape passa também por diminuir a temperatura no colector de admissão e isso consegue-se com a instalação de um intercooler de alto rendimento. Há quem defenda a colocação de um intercooler deste tipo em simultâneo com a reprogramação, mas o elevado preço destes leva a que muitas vezes essa instalação seja feita apenas mais tarde...

A malha foi comprada na Agriemach Limited UK e, dentro das opções disponíveis no site, adquiri uma de 15m de comprimento e 2,5cm de largura. Envolvi-a no tubo de escape desde a junção do colector de escape até à junção da panela central, tendo apenas sobrado cerca de 30cm dos 15m adquiridos. Nas extremidades coloquei abraçadeiras metálicas para que a malha não vá desenrolando com o tempo.

Especialmente no TD5, e por o colector de escape ser feito de uma única peça, é muito importante que não se envolva o próprio colector de escape com a malha uma vez que desta forma estaremos a aumentar a temperatura interna do mesmo e o risco de o partir.

O resultado da montagem foi o seguinte:







Em termos de resultados práticos o tempo o dirá... Não noto diferenças de rendimento, fumos, barulhos, etc... A temperatura do colector não tenho forma de a medir actualmente... espero consegui-lo com um Nanocom brevemente...


João Carreira

Sem comentários:

Enviar um comentário