domingo, 14 de novembro de 2010

Rotacoes vs Velocidade no Defender Td5

Há uns tempos atrás e ainda antes de ter adquirido o conta-rotações para o meu Defender TD5 resolvi pegar numa folha de Excel e fazer algumas contas com o objectivo de ter uma ideia da relação entre as rpm do motor e a velocidade a que me deslocava no meu TD5.

A formula que apliquei para chegar aos valores da velocidade em função das rpm do motor foi a seguinte:

velocidade_kmh = rpm * 60 / (final_drive * high_or_low_ratio) *perimetro_do_pneu / gear_ratio

Precisava então de alguns dados técnicos do Defender para chegar a esses valores. Segundo a Land Rover temos para o 90 TD5:

Gear Ratios:
 1st      3,692 : 1 
 2nd     2,132 : 1 
 3rd      1,397 : 1 
 4th      1,000 : 1 
 5th      0,770 : 1 
 R        3,536 : 1  

Transfer & Gear Box Ratios:
 High Ratios: 1,41 : 1
 Low Ratios: 3,32 : 1

Final Drive Ratio:
 3,54 : 1

 Idle speed 
 720 rpm

 Maximum governed speed  
 4850 rpm

 Maximum overrun speed  
5460 rpm

Para o perimetro do pneu aplica-se a seguinte fórmula:

perimetro_do_pneu  = Pi * diametro = Pi * ( ( CC * 2,54) + 2 *(AAA*BB) )

em que  AAA / BB R CC é a medida do pneu, no caso do Defender utilizei 235/85R16.

Os valores que apresento na tabela são teóricos, tendo em conta valores teóricos anteriores para as dimensões dos pneus montados, para os ratio das caixas de velocidade e transferências e também dos diferenciais do modelo em questão.

Para outros modelos é apenas necessário alterar as diversas variáveis de entrada.

Curiosidade: se esquecermos todas as questões de aerodinâmica e atrito e considerarmos a máxima rotação que o Defender suporta (4850rpm) chegamos a um valor acima dos 190 km/h em 5ª velocidade...! Teorias...


Joao Carreira


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