Há uns tempos atrás e ainda antes de ter adquirido o conta-rotações para o meu Defender TD5 resolvi pegar numa folha de Excel e fazer algumas contas com o objectivo de ter uma ideia da relação entre as rpm do motor e a velocidade a que me deslocava no meu TD5.
A formula que apliquei para chegar aos valores da velocidade em função das rpm do motor foi a seguinte:
velocidade_kmh = rpm * 60 / (final_drive * high_or_low_ratio) *perimetro_do_pneu / gear_ratio
Precisava então de alguns dados técnicos do Defender para chegar a esses valores. Segundo a Land Rover temos para o 90 TD5:
Gear Ratios:
1st 3,692 : 1
2nd 2,132 : 1
3rd 1,397 : 1
4th 1,000 : 1
5th 0,770 : 1
R 3,536 : 1
Transfer & Gear Box Ratios:
High Ratios: 1,41 : 1
Low Ratios: 3,32 : 1
Final Drive Ratio:
3,54 : 1
Idle speed
Idle speed
720 rpm
Maximum governed speed
4850 rpm
Maximum overrun speed
5460 rpm
Para o perimetro do pneu aplica-se a seguinte fórmula:
perimetro_do_pneu = Pi * diametro = Pi * ( ( CC * 2,54) + 2 *(AAA*BB) )
em que AAA / BB R CC é a medida do pneu, no caso do Defender utilizei 235/85R16.
Os valores que apresento na tabela são teóricos, tendo em conta valores teóricos anteriores para as dimensões dos pneus montados, para os ratio das caixas de velocidade e transferências e também dos diferenciais do modelo em questão.
Para outros modelos é apenas necessário alterar as diversas variáveis de entrada.
Curiosidade: se esquecermos todas as questões de aerodinâmica e atrito e considerarmos a máxima rotação que o Defender suporta (4850rpm) chegamos a um valor acima dos 190 km/h em 5ª velocidade...! Teorias...
Joao Carreira
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