terça-feira, 6 de setembro de 2016

Substituição Régua Injectores DEF/DISCO TD5

Um problema comum nos modelos Defender e Discovery TD5 é a régua da cablagem dos injectores dentro do motor, que poderá permitir a passagem de óleo até à centralina de gestão do motor, causando alguns problemas como dificuldades a pegar, falhas ou aspereza no funcionamento do motor e perca de rendimento ou performance.
Um primeiro diagnóstico será verificar na ficha vermelha da centralina a existência de óleo.  Se houver vestígios proceder à limpeza da mesma com um produto adequado, deixar secar bem e voltar a ligar. No limite, e se a situação for persistente poderá ser necessário proceder à troca da cablagem principal d motor, entre o motor e a centralina.
Foi isto que aconteceu ao nosso Defender há alguns anos atrás em que além da cablagem foi trocada também a própria centralina por uma mais recente e reprogramável.
Passados alguns anos, numa mera inspecção de rotina verifiquei que a ficha da régua dos injectores que liga à cablagem principal no topo do motor estava danificada, ressequida dos anos e ligeiramente solta sendo necessária a troca para evitar um dia ficar parado na estrada. Um sintoma detectado era apenas um ralenti por vezes irregular.

A troca é relativamente simples, mesmo para alguém com noções básicas de mecânica, não demorando mais que 1 hora para a executar.

A régua dos injectores tem a referência AMR6103 e é por todas as razões aconselhada a montagem de uma genuína da Land Rover (+/-  80€). Seria também recomendado trocar a junta em borracha da tampa das válvulas (+/- 30€) mas optei por deixar a mesma, sendo que se posteriormente se notassem vestígios de óleo na mesma então faria a troca.
Depois de retirar a tampa acústica que cobre o motor (3 x 13mm) tem-se acesso à tampa das válvulas do motor. De forma a faciliar o trabalho posterior retirar também a tampa acústica que fica na vertical e na parte traseira do motor (2 x 8mm). Remover o clip do respirador no topo da tampa com a ajuda de um alicate e desapertar os parafusos (13 x 8mm)  que apertam a tampa ao motor tendo em atenção para não perder as anilhas e casquilhos de borracha. Optei por memorizar a posição de cada um deles para posterior colocação na mesma posição.

 
A régua da cablagem dos injectores fica assim visível do lado esquerdo do motor. Desligar cada uma das fichas dos 5 injectores pressionando a mola e puxar o conector. Por fim soltar a ficha redonda que sai para fora do motor para a ligação à cablagem principal; quando estiver solta a régua fica livre para retirar sem pressões. 
 
 
 
Limpar cuidadosamente os conectores no topo de cada injector e só depois colocar a nova régua. Proceder então de forma inversa e colocar a nova régua, garantindo que os 5 conectores nos injectores ficam correctamente encaixados.
Antes de colocar e apertar de forma definitiva a tampa das válvulas limpar também de forma cuidadosa a face da cabeça do motor onde irá assentar a junta da tampa. Ter atenção para que não entre qualquer impureza para dentro do motor. Verificar também se a junta (nova ou não) está bem colocada e se não está trilhada ou fora do sitio correcto, em especial na parte posterior e anterior do motor.

Depois de colocada e apertada a tampa das válvulas (9 NM), ligar o conector exterior da régua à cablagem do motor (ficha redonda) e recolocar o respiro do motor novamente no local. Por fim, voltar a colocar as tampas acústicas no motor.

Verificar se o motor trabalha de forma regular e sem problemas!

Se for o caso é sinal que o trabalho foi bem feito!

João Carreira


2 comentários:

  1. Tanta ignorancia!
    Então a cablagem dos injectores, dentro do motor, pode estar e está banhada em óleo e fora do motor já não pode?! Apresentem-me, se forem capazes, dados científicos que comprovem o vosso raciocínio.
    Cumprimentos a todos,
    Jorge Nunes

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    1. Ignorância? Alguma vez teve um TD5 com estes problemas? Pois falo por experiencia própria, quer na questão do óleo passar por capilaridade (problema conhecido no TD5) e causar problemas a nivel de gestão do motor, aliado ao facto de, como referi, a ficha exterior estar partida.
      Ao fim de mais de uma década não há qualquer vestigio de óleo na centralina nem problemas associados.
      cmpts

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