quinta-feira, 17 de março de 2011

Instalação de um Rádio CB ALAN 78 PLUS

Não se tratando de um equipamento imprescindível ao nível da condução e prática do todo o terreno, pelo menos em Portugal, é algo que nos permite estar em contacto com os restantes elementos de uma caravana ou passeio em que estamos inseridos.

Um dos equipamentos mais populares e simples de instalar existente no mercado é o rádio Alan 78Plus da Midland, em conjunto com uma antena Santiago 1200, da Sirtel. O preço do conjunto deverá rondar os 150 - 200€.


No Defender o rádio é tipicamente colocado na parte inferior do tablier, ao lado da caixa e fusíveis e do lado do pendura. Este foi também o meu local de eleição embora outros sejam igualmente válidos. Ao ser colocado nesta posição e dada a proximidade da caixa de fusíveis a ligação dos terminais de alimentação de 12v está facilitada bastando "roubar" os 12v de um circuito o mais próximo possível da bateria. Idealmente, e de forma a evitar interferências elétricas a alimentação deverá ser mesmo ligada aos terminais da bateria.


Quanto à antena são vários os possíveis locais para a sua instalação. O local que escolhi, na porta traseira, embora nem de perto nem de longe seja o ideal, revelou-se o suficiente para ter uma comunicação em boas condições em ambas as direções. Para fixar a base da antena utilizei um suporte universal adaptado com uma chapa caseira em inox.

A passagem do cabo coaxial entre rádio e antena (fornecido em conjunto com a antena) é feita pelo pilar A do lado direito, passando para trás pela "aba" que une a lateral das janelas e o tejadilho, e saindo para fora por baixo da borracha da porta traseira. O cabo deverá ficar o mais esticado possível, evitando curvaturas acentuadas e evitar que este fique enrolado. Da mesma forma e no caso de ser necessário maior comprimento do cabo devem evitar-se junções ou uniões e optar por um único cabo de maior comprimento. No caso da minha instalação, o cabo foi exatamente à medida do Defender pelo que não foi necessário cortar.

 

Para finalizar a instalação, a bobina na base da antena foi estanhada a prata, o que permite melhorar o poder de receção e também a qualidade de áudio na emissão. Foi ainda substituída a ponteira original da antena por uma em latão.


No final, e depois de medidas as estacionárias, consegui-se um SWR=1.1

João Carreira

Sem comentários:

Enviar um comentário