Quem tem um Defender com janelas laterais de correr sabe o que é o barulho provocado pelo bater dos vidros deslizantes devido à folga existente nas calhas da janela. A folga, provocada pelo desgaste dos feltros que ficam entre estas e o vidro, deve-se sobretudo às areias, ao lixo e à água que se vão depositando ao longo do tempo nas calhas e que atuam como um agente abrasivo desgastando os feltros e deteriorando-os.
A eliminação total dos barulhos pode ser feita com a simples substituição dos feltros.
Estes podem adquirir-se na origem, a Land Rover, a um preço que ronda os 10€/un, ou seja, 20€ para as duas janelas. Os partnumber variam com o tipo de janela e o ano do Defender (pois há pequenas diferenças entre as janelas). Por exemplo, no meu que é um TD5 de 1998 o partnumber é o CZL000020.
Estes podem adquirir-se na origem, a Land Rover, a um preço que ronda os 10€/un, ou seja, 20€ para as duas janelas. Os partnumber variam com o tipo de janela e o ano do Defender (pois há pequenas diferenças entre as janelas). Por exemplo, no meu que é um TD5 de 1998 o partnumber é o CZL000020.
Este tipo de feltro pode ser adquirido em outras casas que não a Land Rover, como casas de borrachas, estofadores, etc, ...a preços provavelmente mais acessíveis. Para quem prefere material de origem também pode comprar nas diversas lojas online utilizando os partnumber anteriores.
Para desmontar e retirar o feltro usado ou o que resta dele basta puxar e se necessário auxiliar abrindo e fechando o vidro de correr ao mesmo tempo que se puxa o feltro. Quanto aos novos feltros com um pouco de paciência conseguem-se pôr no sitio. Basta de forma semelhante ir empurrando o feltro com a ajuda do movimento dos vidros para a frente e para trás, abrindo e fechando, até que este chegue ao fim da calha. Pode ajudar se se molhar a parte de baixo do feltro com um pouco de água com sabão.
Com esta operação simples e relativamente barata acaba-se com um dos mais incómodos barulhos do Defender.
João Carreira
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