segunda-feira, 23 de maio de 2011

"Para quê 3 alavancas?"

"Para quê 3 alavancas?"
...esta é a pergunta que a maior parte das pessoas faz quando espreita para dentro de um LR Séries.
Para os menos atentos a estas andanças dos Land Rover existirem 3 "alavancas de velocidades" pode parecer assustador e causar alguma confusão quanto ao seu uso. 


Para que servem afinal as 3 alavancas e quando podem ser utilizadas?
Vou tentar explicar...

Os nossos Land Rover vêm equipados com uma caixa de velocidades normalíssima com 4 velocidades para a frente e mais uma para trás. Acoplada a esta existe ainda uma caixa de transferências que permite escolher entre uma gama alta e uma gama baixa de velocidades ao que no conjunto dispomos de 8 velocidades para a frente e duas para trás. Além disso esta ultima permite ainda "bloquear" a caixa de forma a podermos optar por 2 ou 4 rodas motrizes.
  
Para controlar as caixas existem 3 alavancas:
- A alavanca da caixa de velocidades principal, de operação idêntica a tantas outras, com um topo preto, permite selecionar 4 velocidades para a frente e 1 para trás;
- A alavanca da caixa de transferências, com o topo vermelho, que permite escolher entre a gama alta e normal (Altas) e a gama baixa (Baixas). Tem 3 posições, frente (altas), meio (neutro) e trás (baixas);
- a alavanca do bloqueio, com o topo amarelo, que permite escolher entre 2 (para cima) ou 4  rodas motrizes (para baixo).

Combinações possíveis:
2 H (modo Altas com apenas tração traseira): esta é a situação normal de andamento de um Serie. Duas rodas motrizes no eixo traseiro, na gama alta. Para tal deve manter-se a alavanca vermelha para a frente, a amarela para cima, e operar a alavanca preta de modo normal, escolhendo a velocidade desejada; 

 - 4 H (modo Altas com tração às 4 rodas): para acionar as 4 rodas motrizes na gama alta deve carregar-se para baixo a alavanca amarela sendo que desta forma as transmissões traseiras e dianteiras ficam bloqueadas permitindo a tração às 4 rodas. 


- 4 L (modo Baixas, com tração às 4 rodas): a última combinação permite engrenar a gama baixa nas 4 rodas motrizes.  Para tal basta puxar para trás a alavanca vermelha. Ao fazer esta operação entra a gama baixa ao mesmo tempo que bloqueia a caixa de forma a termos tração as 4 rodas.


Operações possíveis: 
passagem 2H - 4H:
Para fazer a passagem de tração às duas rodas traseiras (2H) para as 4 rodas (4H) em altas apenas é necessário carregar a alavanca amarela para baixo, a qualquer momento e independente da velocidade a que se rola. No entanto a boa prática aconselha a que esta operação seja feita a uma velocidade constante e que não se prolongue acima dos 50km/h a fim de evitar desgaste excessivo dos pneus.
Para relomar o modo normal, apenas com tração nas rodas traseiras, deve parar-se o veiculo, deslocar a alavanca vermelha para a posição baixas (L) voltar a move-la para a posição Altas (H). Ao fazer isto a alavanca amarela subirá sozinha e deixará de ter tração nas rodas da frente.

passagem 2H - 4L: 
É possível passar diretamente do modo normal com tração às 2 rodas traseiras (2H) para o modo com tração às 4 rodas em baixas (4L). Para fazer esta passagem deve parar-se o veiculo, carregar no pedal da embraiagem,  colocar a alavanca das velocidades preta na posição neutra, ou ponto morto,  mover a alavanca da caixa de transferências vermelha da posição atual (toda para a frente) para trás e largar o pedal da embraiagem.

passagem 4L - 2H: 
A passagem de um modo de tração às 4 rodas em baixas (4L) para o modo normal (2H) pode ser feito em andamento da seguinte forma: carregar no pedal da embraiagem, retomar a gama Alta movendo a alavanca vermelha para a frente, selecionar uma segunda ou terceira velocidades na alavanca principal e largar o pedal da embraiagem.
Esta operação pode ser feita de forma suave e rápida com um pouco de prática e sem problemas e sem afetar a vida útil da embraiagem.

Esta informação pode ser encontrada de forma gráfica e obviamente reduzida numa pequena placa no interior do Série junto das alavancas.


" Tenho uns cubos de roda livre nas rodas do eixo da frente! para que servem?"

Os chamados "cubos de roda livre" colocados nas rodas do eixo da frente servem para desconectar as rodas dianteiras dos semi-eixos da frente permitindo ter uma opção 2L, com apenas 2 rodas motrizes atrás.
Existem cubos manuais e automáticos, os dos Series são obviamente manuais e requerem intervenção manual sempre que seja necessário alterar o modo de condução.

Ao desviar o seletor em ambas as rodas para a posição free desconectam-se as rodas dos semi-eixos. Manter o seletor na posição lock equivale a ter as rodas ligadas aos semi-eixos, ou seja, o mesmo que se obteria na ausência dos cubos.

No entanto os cubos não permitem apenas disponibilizar a opção 2L. Permitem também que quando usados na posição free em conjunto com uma condução normal em 2H sejam poupados os diversos elementos mecanicos do eixo da frente (semi-eixos, diferenciais e  transmissão frente). Estes elementos não ausência dos cubos rodariam por inércia das rodas da frente devido ao andamento do Series.
Consegue-se com isto ter também um Series mais solto.

Notas: 
- Ao mexer nos cubos atuar sempre nas duas rodas de igual forma.
- convém periodicamente usar os cubos na posição lock de forma a permitir a lubrificação adequada dos vários elementos.

João Carreira

nota: artigo escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico...

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Land Rover Defender Safari EV Concept

"A divisão sul-africana da Land Rover apresentou uma inédita versão eléctrica do Defender, desenvolvida em conjunto com a Barker Performance Products.

Projectado para ser utilizado em passeios turísticos nas reservas naturais africanas, o Defender Safari EV está equipado com um motor eléctrico de 59 kW – cerca de 80 cv -, e um binário máximo de 330 Nm, que lhe permitem uma autonomia de até 80 quilómetros, a uma velocidade máxima de cerca de 60 km/h.


Além de não emitir poluentes e não gerar ruído, o modelo foi totalmente configurado para transportar turistas."
 
"Land Rover South Africa has taken the brand’s iconic Defender off-roader and converted one to run on fully electric power, with an 80 horsepower motor good for 63 miles of silent, emissions free driving at speeds of up to 37 mph. The Defender EV also retains a full four-wheel drive system despite its electric drivetrain.

While these numbers may not be too impressive in the real world, this Defender is meant expressly for use in Safaris, and Land Rover claims that the vehicle’s range is sufficient for 8 hours of driving in these types of conditions. The Defender EV is expected to debut at the Indaba festival in Durban, South Africa this month."
in Auto Express
 

 O futuro começa hoje...

João Carreira

Land Rover Family Tree

A grande família Land Rover

João Carreira

segunda-feira, 2 de maio de 2011

CHASSIS NUMBERING - Identificar um Land Rover pelo VIN

O que é o V.I.N.?
O VIN - Vehicle Identification Number é um código único de cada automóvel, composto por 17 dígitos, números e  letras, agrupados de forma a identificar facilmente qualquer automóvel. no que respeita a informações do fabricante, data de fabrico, de qual o modelo, etc...

Qual o significado de cada Digito?
Na lista seguinte estão descritos os significados de cada um dos dígitos presentes no VIN para o caso particular da veículos da Land Rover.
1º - Informação Geográfica:
           S = Europe
2º - País de origem:
           A = United Kingdom
3º - Identificação do Construtor:
           L = British Leyland/Land Rover
4º e 5º - Modelo:
LB = Series III, Stage I, Lightweight
LD = 90 & 110, later Defender
LH = Range Rover (mk I) (Classic)
LJ = Discovery
LN = Freelander
LP = Range Rover (mk II)
LT = Discovery, Series II
6º - WheelBase / Chassis base:
A = 88" & Freelander, & 100" for RR mk I
C = 109" and 1 ton
G = 100"
H = 110" & 147"
K = 127"
M = Special
R = 110"
S = Military 110"
V = 90"
7º - Tipo de Carroçaria:
A = Truck Cab, Soft Top or Hard Top (Utility body)
B = 3 door Station Wagon, or Freelander 5 door hardtop
E = 2 door Crew Cab
F = 4 door Crew Cab
H = High Capacity pick-up (Some had an A instead of the H)
M = 5 door Station Wagon & 7 Door SW
R = Monteverdi Range Rover
8º - Motorização:
B = 2.5l, 4 cylinder, Turbo diesel
C = 2.5l, 4 cylinder, diesel
D = 2.5l, 4 cylinder, petrol
F = 200 Tdi & 300 Tdi (2.5 Liter, 4 cylinder, Turbor Diesels)
G = 2.25l diesel & Freelander V6
H = 2.25l petrol
M = 3.9 liter V8 (injection)
P = 2.6l 6 cylinder, petrol
V = 3.5l V8 petrol (carburettor)
Y = 2 liter T16 petrol
Z = 3.9 liter Izuzu diesel
8 = Td5
9º - Direção /Transmissão:
1 = RHD, 4 speed
2 = LHD, 4 speed
3 = RHD, automatic
4 = LHD, automatic
5 = RHD, 4 speed & overdrive
6 = LHD, 4 speed & overdrive
7 = RHD, 5 speed
8 = LHD, 5 speed
10º - Ano de Construção:
A = até 1983-1984
B = 1985-1987
E = 1988
F = 1989
G = 1990
H = 1991
J = 1992
K = 1993
L = 1994
M = 1995
N = 1996
V = 1997
W = 1998
X = 1999
Y = 2000
1 = 2001
2 = 2002
11º - Local da Assemblagem:
A = Solihull
F = CKD
V = South Africa
           12º ao 17º - Número de Série


Onde procurar o VIN do meu Land Rover?
Além de estar presente no Livrete ou documento único de cada viatura esta informação é obrigatória estar inscrita no chassis do veiculo e também numa placa dentro do mesmo e visível para o exterior.
A localização de ambas depende do modelo em causa.



Series 80”:
O VIN pode ser encontrado junto ao apoio direito do motor e na placa de bronze na antepara do mesmo lado.

Series 86 & 107:
O número do chassis pode ser encontrado na placa presente no bulkead dentro do veículo e junto ao apoio da mola da suspensão direita da frente. Há também relatos de inscrições do VIN junto da mola esquerda traseira pelo que o melhor é procurar nos dois locais.

Series 88 & 109 models:
O VIN estará igualmente numa placa rebitada no bulkead dentro do veículo, junto das alavancas das caixas e também no chassis junto da mola frontal do lado direito.

Series III 109" V8 (Stage I):
O VIN está inscrito no compartimento do motor no painel do lado direito junto do apoio da mola direita da frente.

90, 110, 130 & Defender:
Nestes modelos o VIN encontra-se em 3 locais distintos: numa placa dentro do veiculo colocada entre o tablier e o pára-brisas sobre o lado direito, numa chapa rebitada colocada por cima da bomba de travões no compartimento do motor e também inscrito no lado direito do chassis junto à torre de montagem da mola da frente.  

Range Rover & Discovery: 
Colocado no canto da frente junto ao pára-brisas e também no lado direito do chassis junto à torre da mola da frente. Nos modelos Range Rover Classic mais recentes contrariamente ao indicado anteriormente o VIN encontra-se na travessa do chassis junto da mola traseira do lado oposto ao do condutor.


 João Carreira