segunda-feira, 23 de maio de 2011

"Para quê 3 alavancas?"

"Para quê 3 alavancas?"
...esta é a pergunta que a maior parte das pessoas faz quando espreita para dentro de um LR Séries.
Para os menos atentos a estas andanças dos Land Rover existirem 3 "alavancas de velocidades" pode parecer assustador e causar alguma confusão quanto ao seu uso. 


Para que servem afinal as 3 alavancas e quando podem ser utilizadas?
Vou tentar explicar...

Os nossos Land Rover vêm equipados com uma caixa de velocidades normalíssima com 4 velocidades para a frente e mais uma para trás. Acoplada a esta existe ainda uma caixa de transferências que permite escolher entre uma gama alta e uma gama baixa de velocidades ao que no conjunto dispomos de 8 velocidades para a frente e duas para trás. Além disso esta ultima permite ainda "bloquear" a caixa de forma a podermos optar por 2 ou 4 rodas motrizes.
  
Para controlar as caixas existem 3 alavancas:
- A alavanca da caixa de velocidades principal, de operação idêntica a tantas outras, com um topo preto, permite selecionar 4 velocidades para a frente e 1 para trás;
- A alavanca da caixa de transferências, com o topo vermelho, que permite escolher entre a gama alta e normal (Altas) e a gama baixa (Baixas). Tem 3 posições, frente (altas), meio (neutro) e trás (baixas);
- a alavanca do bloqueio, com o topo amarelo, que permite escolher entre 2 (para cima) ou 4  rodas motrizes (para baixo).

Combinações possíveis:
2 H (modo Altas com apenas tração traseira): esta é a situação normal de andamento de um Serie. Duas rodas motrizes no eixo traseiro, na gama alta. Para tal deve manter-se a alavanca vermelha para a frente, a amarela para cima, e operar a alavanca preta de modo normal, escolhendo a velocidade desejada; 

 - 4 H (modo Altas com tração às 4 rodas): para acionar as 4 rodas motrizes na gama alta deve carregar-se para baixo a alavanca amarela sendo que desta forma as transmissões traseiras e dianteiras ficam bloqueadas permitindo a tração às 4 rodas. 


- 4 L (modo Baixas, com tração às 4 rodas): a última combinação permite engrenar a gama baixa nas 4 rodas motrizes.  Para tal basta puxar para trás a alavanca vermelha. Ao fazer esta operação entra a gama baixa ao mesmo tempo que bloqueia a caixa de forma a termos tração as 4 rodas.


Operações possíveis: 
passagem 2H - 4H:
Para fazer a passagem de tração às duas rodas traseiras (2H) para as 4 rodas (4H) em altas apenas é necessário carregar a alavanca amarela para baixo, a qualquer momento e independente da velocidade a que se rola. No entanto a boa prática aconselha a que esta operação seja feita a uma velocidade constante e que não se prolongue acima dos 50km/h a fim de evitar desgaste excessivo dos pneus.
Para relomar o modo normal, apenas com tração nas rodas traseiras, deve parar-se o veiculo, deslocar a alavanca vermelha para a posição baixas (L) voltar a move-la para a posição Altas (H). Ao fazer isto a alavanca amarela subirá sozinha e deixará de ter tração nas rodas da frente.

passagem 2H - 4L: 
É possível passar diretamente do modo normal com tração às 2 rodas traseiras (2H) para o modo com tração às 4 rodas em baixas (4L). Para fazer esta passagem deve parar-se o veiculo, carregar no pedal da embraiagem,  colocar a alavanca das velocidades preta na posição neutra, ou ponto morto,  mover a alavanca da caixa de transferências vermelha da posição atual (toda para a frente) para trás e largar o pedal da embraiagem.

passagem 4L - 2H: 
A passagem de um modo de tração às 4 rodas em baixas (4L) para o modo normal (2H) pode ser feito em andamento da seguinte forma: carregar no pedal da embraiagem, retomar a gama Alta movendo a alavanca vermelha para a frente, selecionar uma segunda ou terceira velocidades na alavanca principal e largar o pedal da embraiagem.
Esta operação pode ser feita de forma suave e rápida com um pouco de prática e sem problemas e sem afetar a vida útil da embraiagem.

Esta informação pode ser encontrada de forma gráfica e obviamente reduzida numa pequena placa no interior do Série junto das alavancas.


" Tenho uns cubos de roda livre nas rodas do eixo da frente! para que servem?"

Os chamados "cubos de roda livre" colocados nas rodas do eixo da frente servem para desconectar as rodas dianteiras dos semi-eixos da frente permitindo ter uma opção 2L, com apenas 2 rodas motrizes atrás.
Existem cubos manuais e automáticos, os dos Series são obviamente manuais e requerem intervenção manual sempre que seja necessário alterar o modo de condução.

Ao desviar o seletor em ambas as rodas para a posição free desconectam-se as rodas dos semi-eixos. Manter o seletor na posição lock equivale a ter as rodas ligadas aos semi-eixos, ou seja, o mesmo que se obteria na ausência dos cubos.

No entanto os cubos não permitem apenas disponibilizar a opção 2L. Permitem também que quando usados na posição free em conjunto com uma condução normal em 2H sejam poupados os diversos elementos mecanicos do eixo da frente (semi-eixos, diferenciais e  transmissão frente). Estes elementos não ausência dos cubos rodariam por inércia das rodas da frente devido ao andamento do Series.
Consegue-se com isto ter também um Series mais solto.

Notas: 
- Ao mexer nos cubos atuar sempre nas duas rodas de igual forma.
- convém periodicamente usar os cubos na posição lock de forma a permitir a lubrificação adequada dos vários elementos.

João Carreira

nota: artigo escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico...

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