domingo, 1 de setembro de 2013

Nanocom - parte I

O Nanocom surgiu no mercado na versão Nanocom One.

O Nanocom One é um instrumento de diagnóstico capaz de comunicar e interagir totalmente com a ECU instalada em todos Land Rover Defender e Discovery II com motor TD5. Permite ler e apagar erros, configurar parâmetros e fazer backup e restore de mapas de combustível.

As suas principais características são um preço acessível a qualquer pessoa e o facto de ser auto-suficiente  na execução de todas as funções de diagnóstico e configuração sem depender da ligação a um computador para fazer uso dele. No entanto, é também possível usá-lo de forma mais intuitiva e amigável com um computador. 

Essa é uma das grandes vantagens do Nanocom. Poder ser ligado apenas à ficha OBD disponível no habitáculo e ser feito um diagnóstico ou configuração usando apenas o Nanocom mas as mesmas operações poderem ser feitas igualmente ligando o Nanocom a uma porta USB do computador e usar uma interface gráfica mais amigável. Para além destas funções "online" podem ser feitas configurações offline no computador, sem estar ligado à ficha OBD,  e posteriormente ser feito o download para a ECU do TD5. 

Mais, no dia a dia, pode ser usado como manómetro digital, permitindo ver as rotações do motor, voltagem da bateria, temperatura do liquido de refrigeração e pressão do turbo. Sem dúvida um Add-On para os Defender e Discovery TD5.


Tudo isto faz do Nanocom One uma ferramenta imprescindível para qualquer proprietário de um Land Rover Defender ou Discovery II com motor TD5!

Actualmente o Nanocom One já não se vende novo e apenas a versão Evolution está em comercialização, já com novas funcionalidades e possibilidade e comunicação com outros modelos da Land Rover que não exclusivamente o motor TD5 como o "novo Defender Puma e o Range Rover P38. 


Nesta perspectiva e porque temos um Defender Td5 adquiri recentemente um Nanocom One, usado e vindo de UK!

Para já  apenas experimentei no computador e brevemente vou ligar ao Defender para diagnosticar e fazer um backup!

João Carreira

Sem comentários:

Enviar um comentário