terça-feira, 25 de novembro de 2014

路虎中国制造 * / Land Rover made in China

* Land Rover made in China

Por mais que se tentem proteger com patentes, as grandes construtoras de carros mundiais acabam por ser descaradamente vitimas de empresas chinesas que lançam para o mercado clones dos seus modelos mais conceituados. O mais recente exemplo disso é a nossa Land Rover ao ver o seu Range Rover Evoque ser clonado, apenas dois meses após a primeira clonagem ao modelo Range Rover Sport!

Gonow GX6

Gonow GX6 (??!!) é o nome do primeiro clone ao modelo Range Rover Sport. As semelhanças quer no exterior quer no interior são evidentes. Em venda desde Outubro 2014, o preço na China ronda  os 14000€, cerca de um décimo (!!) do valor que custaria para importar um Range Rover Sport verdadeiro! 




LandWind X7

Muito recentemente a LandWind lançou o LandWind X7, um clone quase perfeito do conhecidissimo (e perfeito!) Range Rover Evoque. Diz-se até que se a BMW não processar a companhia chinesa pelo uso de uma designação futura de um modelo seu, pelo menos a marca da oval verde o devesse fazer pela cópia exacta do seu Evoque. De facto, olhando para o original e para a cópia não se acharão muitas diferenças já que a LandWind copiou praticamente tudo, tal como o design dos faróis e do spoiler traseiros e grande parte dos interiores. 

Arriscaria dizer que os Chineses estão a melhorar a qualidade das suas cópias...

Estima-se que o preço de venda o LandWind X7 seja um terço do valor de um Range Rover Evoque.






João Carreira

若昂職業生涯







quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Land Rover Discovery Sport 2015 on the water!


Acostumada a grandes apresentações, a Land Rover antecipou a apresentação ao público do novo Land Rover Discovery no Salão de Paris 2014 com uma invulgar chegada a Paris em grande estilo a bordo de uma embarcação com 80 metros de comprimento no rio Sena. 

Revelado este verão ao lado de um avião da Virgin Galactic, o Discovery Sport desembarcou agora em Paris, depois de uma viagem de barco entre a Catedral de Notre Dame e a Torre Eifell na companhia da modelo e actriz britânica Rosie Huntington-Whiteley, uma das "Angels" da Vitória's Secret! 

Decorada com coloridos e gigantes pares de botas Wellington, a embarcação foi convertida numa pista offroad com 80m de comprimento  e permitiu aos dois modelos a bordo fazer subidas e descidas ingremes, cruzamentos de eixos  e até passagens a vau.








Fica também o video do momento:

João Carreira

Passeio NaTTal Landmania 2014

O Passeio NaTTal 2014 do Landmania Clube de Portugal realiza-se a 6 de Dezembro em Vouzela.

Mais informações em www.landsever.com e www.landmania.pt


João Carreira

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Temperatura do Ar vs Pressão dos Pneus


Poucos terão percepção para tal relação, mas a verdade é que a descida da temperatura do ar influencia da mesma forma a pressão dos pneus.

Especialistas da Goodyear explicam a importância de examinar a pressão dos pneus com regularidade e advertem para o facto de uma descida do ar de 10ªC corresponder a uma descida de pressão dos pneus na ordem dos 0,5kg/cm2, ou seja, cerca de 0,5 bar.

Isto quer dizer que se durante o Verão tivermos por exemplo 2.0 bar de pressão nos pneus dos nossos carros, no Inverno com temperaturas bem mais baixas e que poderão ser em média 10 ou 20ºC mais baixas a pressão dos mesmos poderá estar 0,5 ou 1 bar abaixo do pretendido.

E com pressões baixas, o desgaste do pneu será substancialmente superior ao normal, tanto nas partes exteriores do rasto como nas paredes laterais do mesmo. Mais, devido ao maior atrito na rolagem gerará um aquecimento excessivo do mesmo o que poderá resultar no seu rebentamento.

Inversamente, quando as temperaturas voltarem a subir, o pneu ganhará pressão com as mesmas consequências, incidindo um maior desgaste na parte central do rasto e ficando também mais vulnerável a imperfeições do piso, como uma pedra ou um buraco.


Por tudo isto é recomendado andar com a pressão correcta em todos os pneus.

Verifiquem qual a pressão que deverão ter nos pneus dos vossos carros e percam alguns minutos, por exemplo, quando vão abastecer de combustível para verificar que têm os pneus com a pressão pretendida. Normalmente essa informação está no manual do utilizador, na tampa do depósito ou num autocolante ou chapa no pilar da porta do condutor. Escolham qual das situações se adequa melhor à vossa condução e viagem por exemplo de acordo com o número de passageiros e a carga do veiculo.

 Obedeçam a esses valores, pela longevidade dos vossos pneus e pela vossa segurança! 

João Carreira

O Inverno está a chegar!

Aproxima-se mais um Inverno...
As primeiras neves já cairam na Serra da Estrela!
Aproveitem! Bons Trilhos!

João Carreira