Poucos terão percepção para tal relação, mas a verdade é que a descida da temperatura do ar influencia da mesma forma a pressão dos pneus.
Especialistas da Goodyear explicam a importância de examinar a pressão dos pneus com regularidade e advertem para o facto de uma descida do ar de 10ªC corresponder a uma descida de pressão dos pneus na ordem dos 0,5kg/cm2, ou seja, cerca de 0,5 bar.
Isto quer dizer que se durante o Verão tivermos por exemplo 2.0 bar de pressão nos pneus dos nossos carros, no Inverno com temperaturas bem mais baixas e que poderão ser em média 10 ou 20ºC mais baixas a pressão dos mesmos poderá estar 0,5 ou 1 bar abaixo do pretendido.
E com pressões baixas, o desgaste do pneu será substancialmente superior ao normal, tanto nas partes exteriores do rasto como nas paredes laterais do mesmo. Mais, devido ao maior atrito na rolagem gerará um aquecimento excessivo do mesmo o que poderá resultar no seu rebentamento.
Inversamente, quando as temperaturas voltarem a subir, o pneu ganhará pressão com as mesmas consequências, incidindo um maior desgaste na parte central do rasto e ficando também mais vulnerável a imperfeições do piso, como uma pedra ou um buraco.
Por tudo isto é recomendado andar com a pressão correcta em todos os pneus.
Verifiquem qual a pressão que deverão ter nos pneus dos vossos carros e percam alguns minutos, por exemplo, quando vão abastecer de combustível para verificar que têm os pneus com a pressão pretendida. Normalmente essa informação está no manual do utilizador, na tampa do depósito ou num autocolante ou chapa no pilar da porta do condutor. Escolham qual das situações se adequa melhor à vossa condução e viagem por exemplo de acordo com o número de passageiros e a carga do veiculo.
Obedeçam a esses valores, pela longevidade dos vossos pneus e pela vossa segurança!
João Carreira
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