terça-feira, 25 de novembro de 2014

路虎中国制造 * / Land Rover made in China

* Land Rover made in China

Por mais que se tentem proteger com patentes, as grandes construtoras de carros mundiais acabam por ser descaradamente vitimas de empresas chinesas que lançam para o mercado clones dos seus modelos mais conceituados. O mais recente exemplo disso é a nossa Land Rover ao ver o seu Range Rover Evoque ser clonado, apenas dois meses após a primeira clonagem ao modelo Range Rover Sport!

Gonow GX6

Gonow GX6 (??!!) é o nome do primeiro clone ao modelo Range Rover Sport. As semelhanças quer no exterior quer no interior são evidentes. Em venda desde Outubro 2014, o preço na China ronda  os 14000€, cerca de um décimo (!!) do valor que custaria para importar um Range Rover Sport verdadeiro! 




LandWind X7

Muito recentemente a LandWind lançou o LandWind X7, um clone quase perfeito do conhecidissimo (e perfeito!) Range Rover Evoque. Diz-se até que se a BMW não processar a companhia chinesa pelo uso de uma designação futura de um modelo seu, pelo menos a marca da oval verde o devesse fazer pela cópia exacta do seu Evoque. De facto, olhando para o original e para a cópia não se acharão muitas diferenças já que a LandWind copiou praticamente tudo, tal como o design dos faróis e do spoiler traseiros e grande parte dos interiores. 

Arriscaria dizer que os Chineses estão a melhorar a qualidade das suas cópias...

Estima-se que o preço de venda o LandWind X7 seja um terço do valor de um Range Rover Evoque.






João Carreira

若昂職業生涯







Sem comentários:

Enviar um comentário