quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O que é o Filtro de Partículas ou DPF?

O que é um Filtro de Partículas, ou DPF?

Ao contrário dos carros a gasolina, os motores diesel libertam também partículas nocivas e pesadas, que  poluem e prejudicam o meio ambiente.
Foi introduzido então nos veículos com motores diesel um filtro de partículas DPF (Diesel Particules Filter), que é um dispositivo, normalmente cerâmico, idêntico a uma tradicional panela de escape, mas que retém as partículas mais pesadas (basicamente carvão), impedindo  que as mesmas sejam libertadas para o meio ambiente. 
A retenção dessas partículas pelo filtro faz com que um processo de limpeza, designado de Regeneração, seja utilizado de forma a impedir que o mesmo fique cheio e obstruído, impedindo o fluxo de saída dos gases.

Como as partículas acumuladas são basicamente carvão, este pode ser incinerado elevando a temperatura do filtro a temperaturas próximas dos 600ºC, e por um período de tempo que permita a queima total do material.
Existem 3 tipos de regeneração:
  • Espontânea: sempre que numa utilização normal da viatura o filtro atinja os 600º as partículas serão incineradas e o filtro limpo. Esta é a situação ideal e ocorre em viagens de médio, longo percurso 

  • Dinâmica: é o carro, ou o seu sistema electrónico que inicia uma regeneração ao introduzir mais combustivel no sistema de injecção de forma a que sejam atingidos os 600º que permitam a regeneração. Iniciado o processo o condutor é normalmente avisado através de uma luz no painel de instrumentos e deverá respeitar a indicação não desligando ou parando o carro. Caso o faça ou o ciclo de regeneração ocorra em circuitos curtos ou citadinos poderão ocorrer ciclos repetidos de regeneração  incompletos, danificando o filtro a médio prazo. 

  • Forçada ou de serviço: quando o filtro por falta de regenerações eficazes atinge o limite de capacidade e terá de ter intervenção profissional que pode implicar a substituição do mesmo.
De forma a prolongar a vida útil de um filtro de partículas é importante que sejam respeitadas as regenerações dinâmicas, evitar circuitos constantes de curta distância e duração. Se usar o seu carro diesel constantemente em circuitos curtos e rápidos  são aconselhadas  deslocações  regulares de maior distância e de maior duração, 20-30 min, a uma rotação de motor mais elevada de forma a conseguir uma temperatura também mais alta e uma regeneração eficaz.

João Carreira

Sem comentários:

Enviar um comentário