quarta-feira, 13 de julho de 2016

Jaguar Land Rover com condução autónoma

A Jaguar Land Rover fez a apresentação de uma gama de tecnologias inovadoras que permitirão ter num futuro próximo veículos capazes de se conduzirem de forma autónoma em qualquer superfície ou terreno.

Este projecto de investigação tem como objectivo fazer com que se torne viável ter uma gama de veículos que desempenhem de forma autónoma determinadas actividades presentes constante e repetidamente numa condução diária, seja em situações de condução em estrada como fora dela, independentemente do tipo de terreno ou das condições meteorológicas.

Foram apresentadas as tecnologias “Surface Identification”, “Terrain Based Speed Adaption” e a “Off-Road Connected Convoy”.

“Surface Identification”
Trata-se de uma combinação de câmaras, radares e sensores que fazem constantemente a leitura e análise do terreno em redor do veículo e criam um modelo tridimensional do mesmo em tempo real, em qualquer situação de piso ou condições meteorológicas e que adapta, avisa e controla as configurações do veículo de forma a melhorar a sensação de condução.


“Terrain Based Speed Adaption”
Usado em conjunto com o sistema anterior permite a identificação de obstáculos como buracos ou grandes poças de água e permite que o já conhecido sistema Terrain Response adapte a velocidade e as configurações da suspensão de forma a proteger e proporcionar a melhor experiência de condução a todos os ocupantes do veículo.
   
“Off-Road Connected Convoy”
A JLR está também a desenvolver um dispositivo que permite a comunicação entre veículos semelhantes de forma a partilhar constantemente as configurações do veiculo como a posição geográfica, a regulação das suspensões, o nível de aderência de cada uma das rodas e o modo Terrain Response em utilização em determinado e a cada momento.

Este dispositivo particularmente importante em situações de condução fora de estrada permite que  os vários veículos de uma caravana estejam ligados e funcionem em função uns dos outros.

João Carreira

Sem comentários:

Enviar um comentário