O que é então a autocombustão?
A autocombustão é um acontecimento raro mas que pode acontecer com qualquer carro com motor diesel e é consequência de uma falha mecânica, maioritariamente por avaria ou defeito do Turbo, e acontece quando o óleo do motor entra no circuito de admissão obrigando o motor a queimar o óleo do motor como se fosse o combustível.
Sendo uma acção provocada por falha ou avaria não é controlada e por isso o motor irá acelerar até ao regime máximo de rotações até o óleo ser totalmente consumido altura em que o motor gripa ou parte.
Contrariamente aos motores a gasolina em que é necessária uma faísca para provocar a combustão, nos motores Diesel o ar é comprimido e ao ser injectado o Diesel dá-se a combustão. Por esta razão, o rodar a chave na tentativa de parar o motor, embora seja o mais instintivo, não é suficiente para evitar que a autocombustão continue uma vez que o combustão não depende da ignição.
O que fazer para tentar parar a autocombustão?
Numa situação destas dever-se-à manter a calma, parar o carro se o mesmo acontecer em andamento, e dentro dos cerca de 2 a 3 minutos que demorará o processo de autocombustão tentar abafar o motor de uma das seguintes formas:
- Dentro do carro carregar no pedal da embraiagem e por a mudança mais alta possível. puxar o travão de mão e carregar no travão a fundo. Em seguida largar o pedal da embraiagem num único movimento o mais rápido possível.
- Tapar a entrada de ar do motor, o que implica abrir o capot, onde está o motor a trabalhar a alta rotação, e com um pano ou uma peça de roupa, tentar tapar a entrada de ar para o motor.
Se uma das soluções funcionar é possível que apenas se tenha estragado o Turbo e mais algumas outras coisas. Caso contrário, se o motor continuar a autoconsumir óleo, deve manter-se a uma distância segura do carro e deixar o processo terminar.
No final terá uma conta avultada na oficina!
O que fazer para diminuir o risco da autocombustão?
Uma manutenção atempada e cuidada, seguindo as recomendações da marca são a melhor forma de evitar problemas como a autocombustão
Joao Carreira
facebook/reduTToras
Sem comentários:
Enviar um comentário