quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Novo formato de matrículas para veículos em 2020

O actual formato de matrículas de automóveis deverá esgotar-se, segundo o IMT, no final de Fevereiro deste ano, altura em que será iniciada uma nova série com um novo formato composto por dois grupos de duas letras intercalados por um grupo de dois algarismos, expl: AA 00 AA.
A imagem pode conter: texto
As matriculas desta nova série serão obrigatórias em todos os veículos cuja nova matricula seja atribuída a partir do momento em que se esgote a capacidade da série actual.
Contudo as chapas de matrícula da serie actual e das precedentes que se encontram em uso no parque de veículos em circulação manter-se-ão sem necessidade de substituição das mesmas.

Visualmente, este novo formato de matrículas deixa de ter referência ao ano e ao mês da primeira matricula do veículo em território nacional.
Segundo o IMT esta opção pretende ser uma harmonização do novo modelo de chapa de matrícula com o da generalidade dos Estados-membros da União Europeia, que não apresentam referência à data da primeira matrícula do veículo. Em alguns países esse campo serve até para indicar a data de validade do número da matrícula o que muitas vezes gera interpretações erradas junto das autoridades quando os veículos nacionais circulam noutros países.

Neste novo formato de matricula são também eliminados os traços separadores entre os três grupos de caracteres, mantendo-se no entanto o mesmo espaçamento entre eles.

Joao Carreira
facebook/reduTToras
#reduTToras

Sem comentários:

Enviar um comentário