quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Fecho Centralizado Land Rover Defender - Parte 2


Há algumas semanas descrevi a instalação de um kit de fecho centralizado nas duas portas da frente no nosso Defender. Depois de testada a operacionalidade do conjunto chegou a altura de pôr novamente mãos à obra e fazer a instalação na porta de trás.

Foram estudadas várias hipóteses, lidos inúmeros fóruns e muitas opiniões, mas por fim optei pela solução mais difícil, talvez por ser a mais trabalhosa. Não gosto de pontas soltas, de fios, cabos ou chapas à vista. Dai ter colocado como condição que a instalação do kit na porta de trás deveria deixar o aspecto exterior da porta como estava antes de qualquer alteração.



A questão mais critica nesta instalação prende-se com o facto de as portas dos Defender pré-2002 serem muito finas e não haver muito espaço livre. A própria forra (e pq não a porta!) é de tal forma mal concebida que os cabos eléctricos existentes de origem estão entalados entre a forra e a própria porta, obrigando a criar uma "barriga"na frágil forra. 
Mas o pior e o que obrigou a maior esforço foi a fechadura da porta. Só nos modelos pós-2007, é que a Land Rover concebeu uma fechadura que permite a ligação a uma pistola de um kit de fecho centralizado. A aquisição de uma fechadura mais recente foi uma hipótese logo colocada de fora, não só pelo preço excessivo da mesma, mas porque o tirante que saí dessa nova fechadura é operado na parte superior da mesma inviabilizando desta forma a sua utilização nas portas dos modelos pré-2002. 




A solução para o trinco passou por o abrir retirando os cravos com a ajuda de um berbequim, soldar uma pequena peça metálica no local onde é operada a tranca interior e ligar nesse ponto o tirante que irá operar a pistola. Para permitir que o tirante saia para fora da caixa do trinco foi necessário fazer um furo na parte inferior.





Posteriormente a fechadura foi novamente cravada com rebites e colocada na porta




A pistola foi colocada no canto inferior direito da porta, o mais alinhado verticalmente possível com o tirante da fechadura. Recorri a duas ferragens metálicas para fixar a pistola no local. Foram aliás os 2 únicos furos que tive de fazer em toda a instalação!


Os dois fios eléctricos seguiram pelo passa fios da porta e posteriormente pelas calhas junto às janelas alpinas até ao local no tablier onde já estava o resto da instalação, no lado esquerdo, por baixo do volante.

Para fechar correctamente a forra da porta tive de cortar ligeiramente a capa plástica da fechadura, por baixo, no local onde passa o tirante.

O resultado final? Brilhante! Nem se nota por fora!



Para finalizar este projecto falta agora ligar o kit ao alarme de origem do Defender.
Uma das soluções será ligar à 10AS mas para tal será necessário soldar na placa de circuito impresso 2 fios, um para activar o outro para desactivar. uma vantagem é que depois de soldados os fios a ligação ao kit é directa.


Outra solução, a ponderar no meu caso que possuo sensor volumétrico do alarme, é interligar os fios do kit que fazem activar e desactivar as pistolas com o próprio sensor. Ao ser activado o alarme, o sensor é alimentado com uma tensão de 12v e ao ser desactivado o sinal vai a 0v. Para esta solução terei de recorrer a uns relés para inverter os sinais pois o kit é  operado com sinais negativos, ou seja, 0v tanto para activar como para desactivar.
Essa operação ficará para mais tarde (mas não muito)!

Este foi sem dúvida um dos grandes projectos feitos no Defender! Espero que este post sirva como guia e fonte de informação para tantos como eu que pretendem fazer esta alteração tal como outros posts de outros tantos foram úteis para eu chegar a esta solução.

João Carreira

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Land Rover Series Pretty Face & Body Style

João Carreira

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Land Rover - Transparent Trailer and Cargo Sense

A Land Rover tem estado a trabalhar numa solução que minimize o stress de condutor quando utiliza um veiculo a puxar um atrelado e  que ao mesmo tempo aumente a segurança na condução.


Desta forma foram recentemente anunciadas duas novas inovadoras tecnologias denominadas de Transparent Trailer e Cargo Sense.



Não se trata de facto da invenção de um atrelado transparente como certamente terá imaginado, mas sim do recurso a tecnologia que permite criar um efeito de transparecia ao condutor do veiculo que o puxa. Com o recurso a este inovador sistema de câmaras são eliminados quaisquer ângulos mortos na condução, fazendo com que um atrelado ou uma caravana sejam virtualmente transparentes quando rebocados.

Por sua vez, o Cargo Sense usará tecnologia que permite detectar movimentos dentro do próprio atrelado. Se a carga se mover de forma anormal são criados alertas ao condutor através do próprio carro ou através de um smartphone permitindo agir de forma rápida e eficaz a qualquer situação anómala detectada. Associado a um atrelado de transporte de animais, o sistema alerta o condutor de qualquer movimento inesperado e o mesmo pode visualizar o interior do atrelado, seja durante a condução ou mesmo com o veículo parado.

Desta forma conduzir o seu Land Rover a puxar um atrelado com cavalos torna-se uma tarefa mais leve e menos stressante. Quem não o quererá fazer?

Assistam ao video de demonstração.


João Carreira

  

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Fecho Centralizado Land Rover Defender - Parte 1

Quem tem um Defender não deveria preocupar-se com uma "modernice" do género de ter fecho centralizado ou vidros eléctricos mas quem os tem saberá também que não é fácil fazer vida de cidade com entra e saí constante e tranca e destranca portas individual e manualmente. 

Daí que considero que ter fecho centralizado no Defender não será assim tão descabido e de tal forma que após alguma pesquisa em inúmeros fóruns e nos diversos sites dedicados à Land Rover decidi avançar com mais este pequeno projecto. O kit adquirido num site de vendas embora preparado para 4 portas custou menos de 20€.

Para já pretendo apenas ter as 3 portas do Defender a abrir com a ajuda do fecho centralizado em que este será operado através da porta do condutor, master. Para mais tarde irei tentar interligar o mesmo com o alarme de origem do Defender. A razão de não o fazer nesta fase tem a ver com o facto de necessitar de intervir na centralina do alarme, a 10AS como é conhecida. Sobre esta operação irei esclarecer mais tarde, noutro post. 

Por uma questão de tempo nesta fase inicial apenas instalei o "cérebro" e as pistolas para operar as duas portas da frente. A porta de trás, e porque também merece tratamento especial, será instalada mais tarde. Resumindo, por se tratar de um Defender TD5 de 1998 este não é suficiente inteligente para deixar ligar-se de forma directa a um módulo de fecho centralizado e por outro lado a porta de trás também não está fisicamente preparada para receber a pistola que o irá accionar,




As pistolas nas portas da frente foram fixadas utilizando os acessórios fornecidos no kit e também recorrendo a umas pequenas ferragens adicionais. A fixação foi feita aos parafusos que suportam a calha do elevador dos vidros sem necessidade de fazer furos ou cortes extras.






Depois de alguns testes decidi instalar o pequeno módulo na zona esquerda do tablier, na tampa junto ao volante  que dá acesso ao motor do limpa pára-brisas. Há quem o instale junto aos fusíveis e relés no centro do tablier mas devido ao comprimento dos cabos e ao espaço livre optei por esta localização.

Para que o sistema funcione foi apenas necessário ligar o módulo a um ponto com 12v permanentes da bateria, protegido por um fusível fornecido no kit e ligar também o ponto de massa.
Falta arranjar um acabamento melhor do cabo que passa da porta para o tablier na zona do limitador de abertura da porta (sem foto).
Para já o sistema está a funcionar como esperado nas duas portas da frente.
Novidades sobre a restante instalação assim que haja algum avanço.

João Carreira

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Roof Tent on Land Rover Defender 90 - part II

Após os primeiros testes ainda em casa há alguns meses atrás (ver aqui) foi finalmente ultimada a fixação do toldo lateral nas barras de tejadilho que também suportam a tenda. Isto porque a primeira utilização da tenda estava já agendada e nada como testar o conjunto todo!

Entretanto e ao longo destes meses foram implementadas algumas ideias, como por exemplo a da criação de pontos USB + Socket 12V (ver aqui) que irão permitir ligar diversos dispositivos electrónicos e também a iluminação para a tenda e toldo (parcialmente instalada).

Para mais tarde está também prevista a instalação e transporte de um painel solar  12v / 100w e de uma bateria adicional que permitam uma utilização sem preocupações de iluminação e acessórios durante os acampamentos.

Para já deixo algumas fotos do conjunto tenda / toldo durante o pequeno acampamento de apenas uma noite mas que serviu para amadurecer ideias e pensar em projectos futuros. Dada a curta estadia não foi usado o toldo lateral que envolve a escada e permite ainda uma "sala" fechada no chão. 

Quanto à tenda a ideia actual é que é bastante prática de utilizar, de um conforto superior e de ser bastante estável em cima do Defender. Foi agradável a sensação de dormir a mais de 2m de altura!












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João Carreira