segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Fecho Centralizado Land Rover Defender - Parte 1

Quem tem um Defender não deveria preocupar-se com uma "modernice" do género de ter fecho centralizado ou vidros eléctricos mas quem os tem saberá também que não é fácil fazer vida de cidade com entra e saí constante e tranca e destranca portas individual e manualmente. 

Daí que considero que ter fecho centralizado no Defender não será assim tão descabido e de tal forma que após alguma pesquisa em inúmeros fóruns e nos diversos sites dedicados à Land Rover decidi avançar com mais este pequeno projecto. O kit adquirido num site de vendas embora preparado para 4 portas custou menos de 20€.

Para já pretendo apenas ter as 3 portas do Defender a abrir com a ajuda do fecho centralizado em que este será operado através da porta do condutor, master. Para mais tarde irei tentar interligar o mesmo com o alarme de origem do Defender. A razão de não o fazer nesta fase tem a ver com o facto de necessitar de intervir na centralina do alarme, a 10AS como é conhecida. Sobre esta operação irei esclarecer mais tarde, noutro post. 

Por uma questão de tempo nesta fase inicial apenas instalei o "cérebro" e as pistolas para operar as duas portas da frente. A porta de trás, e porque também merece tratamento especial, será instalada mais tarde. Resumindo, por se tratar de um Defender TD5 de 1998 este não é suficiente inteligente para deixar ligar-se de forma directa a um módulo de fecho centralizado e por outro lado a porta de trás também não está fisicamente preparada para receber a pistola que o irá accionar,




As pistolas nas portas da frente foram fixadas utilizando os acessórios fornecidos no kit e também recorrendo a umas pequenas ferragens adicionais. A fixação foi feita aos parafusos que suportam a calha do elevador dos vidros sem necessidade de fazer furos ou cortes extras.






Depois de alguns testes decidi instalar o pequeno módulo na zona esquerda do tablier, na tampa junto ao volante  que dá acesso ao motor do limpa pára-brisas. Há quem o instale junto aos fusíveis e relés no centro do tablier mas devido ao comprimento dos cabos e ao espaço livre optei por esta localização.

Para que o sistema funcione foi apenas necessário ligar o módulo a um ponto com 12v permanentes da bateria, protegido por um fusível fornecido no kit e ligar também o ponto de massa.
Falta arranjar um acabamento melhor do cabo que passa da porta para o tablier na zona do limitador de abertura da porta (sem foto).
Para já o sistema está a funcionar como esperado nas duas portas da frente.
Novidades sobre a restante instalação assim que haja algum avanço.

João Carreira

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