terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Remover EGR Defender TD5

Finalmente decidi-me a retirar a EGR do Defender e substitui-la por um dos muitos kits disponíveis no mercado. Basicamente estão disponíveis dois tipos de kit, um para os modelos pré-2002 e outro para os modelos pós-2002. A única diferença entre eles será o número de tampas a colocar uma vez que originalmente a estrutura da válvula EGR é a mesma apenas sendo diferente a estrutura de controlo da mesma.


A sua eliminação é vantajosa para o motor uma vez que no colector apenas receberá ar limpo proveniente do circuito de admissão e não uma mistura suja de ar da admissão com fumo proveniente do colector de escape. Além desta limpeza a temperatura do ar que entra no colector de admissão é mais baixa o que teoricamente melhora a combustão e consequentemente o rendimento do motor.

 

No Defender a substituição é relativamente simples e para alguém com jeito para estas coisas demorará cerca de 1 hora!

Quanto ao rendimento do motor, dos poucos quilómetros rodados com o Defender após esta modificação nota-se uma resposta mais solta a baixas rotações e contrariamente ao esperado a ausência ou pelo menos o não aumento do fumo de escape.

 João Carreira

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